Participamos do

Veja números que traduzem o bom momento defensivo do Ceará no Brasileirão

Vovô montado por Guto Ferreira tem se destacado em quesitos defensivos
21:09 | Set. 14, 2020
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Tem se tornado comum diante de times que têm por vocação a posse de bola e a agressividade no ataque: o Ceará de Guto Ferreira monta um verdadeiro nó tático que anula quase que por completo o setor ofensivo adversário. Foi assim, mais recentemente, na vitória de 2 a 0 contra o Flamengo; e antes disso contra o Fortaleza. Nas duas oportunidades, venceu e não teve as redes balançadas.

O poderio defensivo foi tanto que neutralizou o, já sabido, bom ataque do Flamengo. Enquanto a média de finalizações no gol do Rubro-Negro chega a 4,8 por partida - contra o Bahia, foram 9 - contra o Alvinegro esse número caiu a menos da metade: o Fla só conseguiu chutar no gol defendido por Fernando Prass duas vezes. Em outras duas vitórias, na Série A 2020, contra o Bahia e contra o Atlético-GO, os marcadores dos adversários também permaneceram inalterados.

Leia mais | Prass adverte que euforia por vitória sobre o Flamengo não pode "turvar a visão" do Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os bons resultados coletivos têm relação direta com alguns destaques defensivos individuais. Titular em seis dos dez jogos da Série A, Tiago Pagnussat lidera alguns quesitos da zaga alvinegra. O zagueiro detém a melhor média (6) de cortes por partida. No mesmo quesito, Luiz Otávio, com média de 5,3, é o terceiro, atrás de Tiago e de Sabino, do Coritiba, com 5,5.

Pagnussat, do alto de seu 1,91m, é o melhor na média de duelos aéreos ganhos: são 4,7 por jogo. O percentual do atleta no quesito também alto: 84,8% - ou seja, a cada 10 disputas aéreas, ele não chega a perder duas.

Outro destaque é o volante, que, no esquema de Guto, joga aberto pela direita, Fernando Sobral. Ele é o segundo em desarmes no total - já foram 29 desarmes. Enquanto Charles, em quinto, já desarmou o adversário 24 vezes.

Na média o jogador ocupa a quarta posição, com média de quase 3 (2,9) desarmes a cada jogo - atrás de Juan Pintado (3,6 - Goiás), Calegari (3,2 Fluminense) e Aderlan Silva (RB Bragantino). A média de Charles, 2,4, o coloca na 13ª posição. Sobral também figura no ranking de duelos ganhos no chão: o volante tem média de 6,4 e está no décimo lugar.

Todos os dados são do site de estatísticas esportivas SofaScore e são captados entre os jogadores que atuaram em pelo menos cinco partidas - metade das disputadas até então.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar