Participamos do

Miniguia: Ceará e Ferroviário fazem uma das semifinais do Campeonato Cearense

Esportes O POVO projeta o Clássico da Paz que vai acontecer na semi do Estadual com regulamento, principais pontos das equipes, comparativos e dados históricos
13:39 | Jul. 16, 2020
Autor Gerson Barbosa
Foto do autor
Gerson Barbosa Repórter Rádio O POVO CBN
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após os jogos desta quarta-feira, 15, ficou certo que Ceará e Ferroviário fazem uma das semifinais do Campeonato Cearense de 2020. A partida acontecerá com portões fechados. O Esportes O POVO preparou um miniguia sobre o confronto, principais pontos das equipes, duelos, comparativos estatísticos, regulamento e também um dado histórico que cerca o Clássico da Paz.

CEARÁ

Por ter terminado em segundo lugar, o Alvinegro vai ficar com o mando de campo do confronto, que deve acontecer no próximo domingo, 19, na Arena Castelão - confirmação de local e data deve ser divulgada pela Federação Cearense de Futebol até esta sexta-feira, 17. Os comandados de Guto Ferreira, porém, contam com alguns trunfos para o embate.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um dos dois maiores orçamentos da temporada no futebol cearense, o Ceará conseguiu manter o elenco completo durante a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, continuando com a base que vinha atuando. Guto Ferreira ainda está em fase inicial de trabalho, mas conta com boa fase de Vina, possível retorno de Luiz Otávio e o crescimento de Rick.

O atacante da base do Ceará entrou no segundo tempo do Clássico-Rei e mostrou que pode ser titular de uma equipe que ainda não tem dois pontas titulares. Ao final do jogo, Guto revelou que vai avaliar a condição de Rick, não descartando que o jogador pode ser titular na semifinal contra o Ferroviário.

A incerteza no ataque, porém, não excede para a defesa. O Ceará terminou a fase classificatória do Cearense com a melhor defesa, sendo vazado apenas três vezes. Um desses gols sofridos foi para o Ferroviário, no empate por 1 a 1 na primeira rodada da segunda fase. Os outros dois tentos foram contra o Fortaleza.

FERROVIÁRIO

O Tubarão da Barra teve a chance de ser mandante na semifinal, mas desperdiçou ao empatar sem gols com o Caucaia na rodada de fechamento da fase classificatória do Estadual. A equipe terminou em terceiro lugar e caso vencesse a Raposa, teria encerrado em segundo.

O Ferroviário, por sua vez, mudou parte do time titular que vinha jogando com Anderson Batatais. Alguns jogadores tiveram que sair do elenco, alterando um pouco a forma que a equipe atua. Contudo, o principal atleta da equipe permaneceu, e ele é a maior arma do time comandado por Marcelo Vilar.

Wellington Rato provou ser um dos melhores jogadores do Campeonato Cearense em 2020, sendo protagonista em muitos jogos do Ferroviário, incluindo os clássicos contra Ceará e Fortaleza. O camisa 10 coral é fundamental na criação da equipe, aparecendo com passes importantes e também finalizando em gol.

Além dele, outras duas áreas do Tubarão são tidas como importantes: as laterais e o setor de volância. William Machado e Gabriel Cassimiro atuam nas alas do Ferroviário e são fundamentais nas fases defensiva e ofensiva. Felipe Macena e Diego Lorenzi também trabalham bem em dupla, mas como volantes. O primeiro é o jogador da contenção, enquanto o segundo sai mais para o jogo. Ambos, porém, trabalham em mais de uma função em campo.

COMPARATIVOS

As campanhas de Ceará e Ferroviário são parecidas até aqui. Ambos encerraram a segunda fase com 14 pontos, tendo quatro vitórias, dois empates e uma derrota apenas. A diferença está no saldo: enquanto o Alvinegro marcou dez gols e sofreu três, o Tubarão encerrou com sete tentos marcados e cinco tomados.

Os dois clubes estão no terceiro treinador na temporada. O Vovô começou o ano com Argel Fucks, passou por Enderson Moreira e hoje conta com Guto Ferreira. Já o Tricolor Coral iniciou com Zé Teodoro, demitindo o técnico ainda em janeiro e contratando Anderson Batatais, que saiu para a chegada de Marcelo Vilar.

Com treinadores recém-chegados, ambos estão, portanto, em início de trabalho. Vilar conhece o Ferroviário por já ter trabalhado recentemente no clube, mas não é o mesmo elenco. Guto está desde março no Ceará, mas por conta da pandemia, atuou em apenas dois jogos oficiais.

DADO HISTÓRICO

Para avançar à final, o Ferroviário vai precisar quebrar um tabu que dura dez anos. A equipe da Barra não vence o Ceará desde 2010, quando bateu o Vovô no então primeiro turno. De lá para cá, o Alvinegro venceu 12 confrontos e houve outros dois empates, totalizando 14 embates.

REGULAMENTO

Por ter terminado em segundo colocado, o Ceará tem uma vantagem importante na semifinal, além de ser mandante. O Alvinegro pode passar à final com um empate no tempo normal e também na prorrogação. Para que o Ferroviário se classifique, o Tubarão precisa vencer o jogo. Qualquer outro resultado, o Vovô avança de fase.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar