PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Para ganhar tempo durante o isolamento, Guto Ferreira vai passar modelo de jogo na teoria aos atletas

Treinador vai desenvolver vídeos junto com os analistas de desempenho para mostrar o que deseja treina na prática

Brenno Rebouças
20:27 | 08/05/2020
Guto Ferreira ainda não se apresentou em Porangabuçu
Guto Ferreira ainda não se apresentou em Porangabuçu (Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)

Técnico do Ceará há mais de 50 dias, Guto Ferreira ainda não teve contato com o elenco alvinegro. Ele sequer veio à Fortaleza desde o anúncio, devido a pandemia do coronavírus. Com o fim das férias dos jogadores, no entanto, o treinador resolveu antecipar os trabalhos por meio de videoconferências.

A ideia é tirar desses encontros virtuais o máximo que eles podem oferecer. Com a conversa direta, Guto pode conhecer ainda mais sobre cada jogador (ele já vinha estudando o elenco de casa, com vídeos e informações passadas pela diretoria). O diálogo para saber as impressões do próprio atleta já faz parte do método do treinador.

"Geralmente, a gente sempre conversa com os jogadores para definir diretrizes de como trabalhamos, saber os anseios pessoais de cada um, e como enxergam a capacidade do grupo para conquistas. A gente começa a trabalhar em cima disso, conversa detalhes de como ele gosta de jogar”, disse Guto, ao site oficial do Ceará.

Sem a possibilidade de fazer treinos técnicos com os jogadores, o técnico quer que eles, pelo menos, tenham noção do sistema de jogo que pretende implantar. Para isso, vai desenvolver, junto com os analistas de desempenho, vídeos para que eles entendam o que será treinado presencialmente, de modo que quando as atividades presenciais sejam liberadas, cada um já saiba como vai trabalhar.

“A partir da semana que vem, vamos elaborar vídeos do que a gente objetiva pro Ceará, fazer um paralelo e já explanar para setores específicos. Defesa, meio-campo, ataque... Isso já fica na cabeça do jogador para que ele, quando for para o campo, já esteja mais claro na cabeça dele”, explica o treinador.

Enquanto isso, o elenco alvinegro segue com foco nos treinos físicos, de maneira virtual. Guto Ferreira também vem participando dessas videoconferências. “Estamos tentando usar das ferramentas que nós temos para tirar proveito nesse período de atividades paralisadas", disse.