Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará sustenta invencibilidade de 10 anos sem perder para o Ferroviário no Campeonato Cearense

Última vitória coral foi em janeiro de 2010, na quinta rodada do Estadual daquele ano. Vovô chegou a engatar dez vitórias seguidas sobre o Tubarão no período de invencibilidade
11:05 | Jan. 29, 2020
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Clássico da Paz entre Ceará e Ferroviário, que acontece nesta quarta, 29, às 20 horas, no Estádio Presidente Vargas, já foi considerado o maior duelo do futebol cearense, arrastando multidões de torcedores para os estádios. Mas a rivalidade acabou esfriando com o crescimento absurdo do Clássico-Rei na década de 1970. O desequilíbrio entre as equipes cresceu ao ponto de, hoje, o Vovô sustentar uma invencibilidade de dez anos sem perder para o Tubarão no Campeonato Cearense.

A última vitória coral foi no distante ano de 2010. O Ceará, que naquele ano voltava à Série A do Brasileirão depois de 16 temporadas seguidas na segunda divisão nacional, não estava em boa fase. A empolgação pela volta à elite não era reproduzida em campo, com a equipe vencendo dois jogos, mas perdendo outros dois, para Maranguape e Itapipoca. O primeiro clássico do ano seria contra o Ferrão, uma oportunidade de embalar uma boa sequência no início de temporada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Ferroviário, por sua vez, vinha de dois empates, uma vitória e uma derrota. No dia 24 de janeiro de 2010, as equipes entraram em campo no estádio Domingão, em Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Cearense. No início do jogo, o Peixe teve um pênalti ao seu favor. Na cobrança, o goleiro André Sangalli conseguiu defender, mas Rafael Cearense aproveitou o rebote para marcar o gol do triunfo por 1 a 0. Seria a primeira de três vitórias seguidas da equipe da Barra do Ceará na competição.

Desde aquele dia, o torcedor coral só comemorou duas vitórias sobre o Vovô. Uma na Taça Fares Lopes, por 1 a 0, e outra pela Taça dos Campeões Cearenses, pelo mesmo placar. Nenhuma pelo Campeonato Cearense. Com o rebaixamento do Ferrão para a Série B estadual em 2014, os rivais já chegaram a passar quase quatro anos sem se enfrentar, diminuindo o número de confrontos nos últimos anos. Na sua sequência mais positiva, o Ceará chegou a engatar dez vitórias seguidas na competição local.

Hoje comandado por Anderson Batatais, o Tubarão vive melhor fase e está invicto há cinco jogos, tendo finalizado a primeira fase do Cearense na terceira colocação, com 12 pontos. O Alvinegro, por sua vez, ainda tenta conquistar sua primeira vitória na temporada 2020. O time de Argel Fucks faz seu segundo jogo oficial no ano após o empate em 2 a 2 com o Freipaulistano-SE, pela Copa do Nordeste.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar