Participamos do

Análise: Prass é retrato exato de um Ceará que sai da mesmice para dar resposta à torcida

Anunciado na última quarta-feira como reforço alvinegro, o goleiro ex-Palmeiras foi a nona contratação do Vovô nesta janela de transferências. Depois de um 2019 ruim, clube precisava dar resposta à torcida
09:19 | Jan. 10, 2020
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Analise

Quando o Ceará encerrou a participação no Brasileirão 2019, conseguiu alcançar a marca histórica do terceiro ano seguido na primeira divisão nacional, algo inédito para o futebol cearense. Apesar do feito, a torcida não estava nem um pouco satisfeita. Em um ano considerado medíocre, o Vovô contratou mal, não conquistou títulos e somou apenas 39 pontos na Série A. Muito abaixo do investimento do começo da temporada.

A diretoria, sempre questionada nos momentos ruins do clube, talvez nunca foi tão bombardeada quanto no último mês de dezembro. As críticas tinham cargo, nome e sobrenome certeiros: o presidente Robinson de Castro, que sabia que precisava dar uma resposta à torcida. Marca própria, inauguração de lojas, reformulação do departamento de futebol. Iniciativas corretas, mas com pouco efeito para renovar o sentimento do torcedor. Era necessário algo capaz de mostrar que, em 2020, o time do coração dos alvinegros voltaria a ser competitivo.

Passadas algumas semanas de "janela", o Ceará anunciou, até agora, exatamente dez contratações, e não poupa esforços para reforçar ainda mais o elenco. Milhões investidos em atletas, empréstimos de jogadores, compra de direitos econômicos. Movimentações no mercado que chamaram a atenção até de outras torcidas — o Vovô virou alvo de boatos nacionais para valorizar jogadores. Entre tantos ditos e não ditos, a contratação mais simbólica até agora é a do experiente goleiro Fernando Prass.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Tudo que o Vovô fez nas últimas semanas tem um único objetivo: voltar a vencer. Ser competitivo é importante, mas conquistar novos feitos e levantar taças é o que o torcedor realmente quer ver. E poucos jogadores do Ceará entendem isso como Prass, bicampeão da Copa do Brasil e do Brasileirão. O foco da questão não é apenas a qualidade técnica do ex-goleiro palmeirense. Liderança, espírito vencedor e caráter em campo são o que chamam a atenção e espantam as desconfianças sobre a aparente idade avançada para o esporte.

Entender a natureza por trás do mercado da bola não é só analisar quem vai e quem vem. Clubes de futebol têm histórias, processos e querem ser referências nos seus campos de atuação. Há dez anos, o Ceará nunca sonharia em reforçar o elenco como faz hoje. Talvez jamais pensaria que teria a maior folha salarial da história depois de poupar, investir e reduzir dívidas de naturezas diversas. Contratar Charles, Bruno Pacheco, Rafael Sóbis e todos os outros também é um recado dado pelo Alvinegro não só à torcida, mas também aos concorrentes no futebol brasileiro.

Evidentemente, ninguém pode cravar como será o ano do Vovô em 2020. Assim como a possibilidade do sucesso é real, o fracasso pode bater à porta ao longo da temporada que já começou. O futebol é um esporte que só cativa e emociona por isso: pela linha extremamente tênue entre a felicidade da vitória e a frustração da derrota. Se não fosse assim, não existiria sequer a necessidade de falarmos sobre Ceará, Fortaleza ou qualquer outra equipe do Brasil.

Mas esta análise não é sobre o que pode ou não acontecer, nem sobre o depois, e sim sobre o agora. Neste momento, o Ceará definiu bem os objetivos neste mercado. O terceiro ano seguido da Série A pode não ter sido encarado com muita empolgação, mas os efeitos desse recorde já podem ser sentidos na nova realidade que o Vovô quer desenhar para si. Ninguém sabe o que acontecerá nos próximos meses de 2020. Mas já sabemos o que aconteceu: o Ceará mandou um recado à torcida, à imprensa e aos outros times de que fará de tudo para voltar a vencer.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar