Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Mais de 30 anos depois, Ceará e CSA se enfrentam em Maceió pela Série A; veja o histórico

Partida será realizada no próximo domingo, 22, ás 16 horas
10:31 | Set. 18, 2019
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ceará e CSA já se enfrentaram 17 vezes, um número razoável na história dos dois clubes. Porém, o espaço de tempo entre um jogo e outro faz com que gerações de torcedores não achem o confronto tão comum como deveria ser entre duas forças do futebol nordestino. O limbo do Azulão em competições nacionais na década passada e sua ascensão recente são fatores que explicam esses grandes períodos sem as equipes se enfrentarem.

Na Série A, por exemplo, cearenses e alagoanos só jogaram entre si em seis oportunidades, com quatro vitórias do Ceará, um empate e um triunfo do CSA. Em Maceió, local do jogo do próximo domingo, 22, às 16 horas, os jogos são ainda mais raros. Foram apenas dois encontros, com diferença de 13 anos entre um e outro.

A primeira vez foi pelo Campeonato Nacional de 1974, como era chamado o Campeonato Brasileiro à época. No dia 18 de maio daquele ano, o Ceará visitou o CSA no Trapichão (antigo nome do Rei Pelé/Rainha Marta) pela 17ª rodada do Grupo B, na primeira fase da competição. Comandado pelo técnico Nagel de Melo, ex-zagueiro do Botafogo, o Vovô venceu por 3 a 1, com gols de Da Costa, Reinaldo e curiosamente de um jogador chamado Samuel Xavier, mesmo nome do lateral direito titular do Ceará, que está fora da partida por suspensão. O Azulão descontou com Manoelzinho. O plantel alvinegro ainda tinha o goleiro Hélio Show, o então zagueiro Dimas Filgueiras e o volante Edmar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O segundo encontro foi no Campeonato Brasileiro de 1985, e o CSA levou a melhor com uma vitória por 2 a 0, com dois de Luisão, na 6ª rodada do segundo turno do Grupo C, também na primeira fase do torneio. Com o técnico Zé Mário no banco de reservas, o Ceará entrou em campo com jogadores como Argeu dos Santos e Lula Pereira na retaguarda e Anselmo, Katinha e Volnei (que foi o artilheiro do Vovô naquela edição, com nove gols) na linha ofensiva. As informações sobre as escalações do Ceará foram consultadas no site Vovopedia.

Mais de 30 anos depois, as duas forças nordestinas voltam a se enfrentar em Alagoas pelo Brasileirão. Nesse período o futebol brasileiro mudou bastante, o Nordeste evoluiu no cenário nacional e hoje os dois times se encontram em situações bastante diferentes do que a de uma década atrás. Fica a expectativa do que o confronto do próximo domingo, 22, reserva quando a bola rolar às 16 horas no Estádio Rei Pelé.

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar