Participamos do

Comemorações de jogadores acendem debate sobre prevenção ao coronavírus na Bundesliga

No retorno do Campeonato Alemão, alguns atletas comemoraram gols com beijos e abraços, indo contra as recomendações de saúde
10:36 | Mai. 18, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

O chefe do governo da Baviera, Markus Söder, pediu à Bundesliga que insista na cumprimento do protocolo de saúde no futebol, após a rodada de sábado (16) ser marcada por vários beijos e abraços de jogadores em campo na comemorações dos gols, o que desrespeita as recomendações feitas pelas autoridades alemães.

A Bundesliga retomou sua competição no sábado após mais de dois meses de suspensão forçada pela pandemia do coronavírus, mas sem público nos estádios e sob rigoroso protocolo sanitário para minimizar os riscos de contaminação.

"O futebol cumpre uma função básica como modelo a seguir, então é preciso seguir as instruções e prestar mais atenção na semana que vem", declarou Söder ao canal esportivo Sport1 neste domingo (17).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Bundesliga se tornou o primeiro grande campeonato europeu de futebol a retomar sua competição após a parada provocada pela COVID-19.

As autoridades haviam pedido aos jogadores para que evitassem qualquer contato desnecessário, principalmente na comemoração dos gols, mas em alguns casos estas normas foram ignoradas.

"Não gostei", admitiu Söder sobre a situação, embora tenha destacado o sucesso da retomada do futebol. "Foi melhor que o esperado", declarou o ministro-presidente de um dos Länder, regiões federativas que na Alemanha têm autoridade e autonomia para definir as medidas sanitárias a serem adotadas em seus territórios e até proibir a realização de eventos esportivos.

No início do mês, o Hertha Berlim puniu o jogador marfinense Salomon Kalou por publicar um vídeo em que cumprimenta com as mãos um colega antes de um treino.

Em outro jogo de sábado, alguns jogadores do Borussia Mönchengladbach se abraçaram após cada um dos três gols na vitória sobre o Eintracht Frankfurt (3-1).

"Os jogadores precisam obedecer as regras", insistiu Söder.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar