Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará e Fortaleza podem se garantir na Série A com mais oito vitórias

Média histórica do acesso pode ser alcançada pelos times caso projeção seja alcançada
10:17 | Set. 09, 2019
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em entrevista coletiva na terça-feira passada, 3, o goleiro do Ceará, Diogo Silva, afirmou que mais oito vitórias são suficientes para que o Alvinegro consiga permanecer na Série A. A declaração foi dada antes do empate contra o Corinthians, na 18ª rodada, que deixou a equipe na 12ª colocação, com 21 pontos – mesma pontuação do Fortaleza depois da derrota para o Fluminense, no Castelão.

Mesmo estando do lado oposto ao do rival, é coerente dizer que as contas de Diogo Silva também se aplicam ao Leão do Pici. A média histórica de permanência na primeira divisão nacional é de 45 pontos, número que seria alcançado perfeitamente (ou até ultrapassado, dependendo do número de empates) caso a projeção do goleiro alvinegro seja concretizada para qualquer uma das equipes. No Brasileirão de pontos corridos com 20 times, apenas o Coritiba, em 2009, caiu com 45 pontos.

Atualmente, o aproveitamento do Cruzeiro, o primeiro fora da zona de rebaixamento, é de 33,3%. Caso esse rendimento seja mantido até o fim do campeonato, a pontuação para a permanência pode ser ainda menor: apenas 38 pontos. Assim, seriam necessárias mais 5 vitórias e dois empates para a dupla cearense. Mas a tendência é que essa porcentagem mude bastante no segundo turno, quando as equipes do Z4 costumam melhorar seu desempenho na fuga desesperada da degola.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Até o fim do Brasileirão, Ceará e Fortaleza terão mais dez confrontos dentro de casa – o Clássico-Rei terá mando tricolor. Atualmente, Vovô e Leão são os 10º e 16º melhores mandantes do campeonato e os 13º e 11º melhores visitantes. Melhorar o desempenho no Castelão e continuar a arrancar pontos fora será essencial para que os 45 pontos sejam finalmente alcançados.

O próximo compromisso das equipes será na 19ª rodada, fechando o primeiro turno. Ceará encara o Botafogo em casa, no sábado, 14, e o Fortaleza visita o Bahia em Salvador, no domingo, 15, às 16 horas.

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar