Copa do Mundo: trabalhador "folga" nos dias de jogos do Brasil?

Jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 caem em dias úteis, durante o período da tarde. Veja calendário com datas e horários das partidas

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou no início do mês de setembro a tabela de jogos da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022. A Seleção Brasileira, por sua vez, está no grupo G, e os seus três primeiros jogos, disputados com Sérvia, Suíça e Camarões, respectivamente, cairão em dias úteis, durante o período da tarde. 

SAIBA quando vai ser a Copa do Mundo 2022

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Diante a esta informação surgiu um questionamento entre os trabalhadores brasileiros: afinal, os dias de jogos do Brasil garantem o direito a folga, ou pelo menos, redução na jornada de trabalho?

A resposta é não. Apesar da Copa do Mundo ser considerada o maior evento esportivo do planeta, os dias de jogos não constam no calendário de feriados nacionais. Sendo assim, conforme a legislação trabalhista vigente, as empresas não tem por obrigação liberar seus funcionários, seja por um dia completo ou por apenas um período.  

Em entrevista ao O POVO, o advogado Plinyo Paccioly explicou sobre o assuntou e pontuou que a decisão de liberação é opcional. "É importante ressaltar que a jornada de trabalho é considerada normal. Entretanto, para que haja uma dispensa parcial ou total nos dias de jogos, é facultada ao empregador essa autonomia", afirmou.

Ainda segundo o advogado, um acordo entre patrão e funcionário pode ser realizado caso haja o desejo de dar "folga" nos dias dos jogos da Seleção Brasileira.

"Na prática há sim, empresas que fazem acordo coletivo com seus colaboradores, para que encontrem uma maneira de compensar as horas destinadas a assistir a Copa. Logo, pensando no melhor ambiente para o trabalhador, sem trazer danos futuros a empresa", comentou Plinyo. 

Vale ressaltar que faltar de forma deliberada, sem justa causa, pode ocasionar em consequências negativas para o trabalhador, como o desconto do salário e até mesmo demissão.

Copa do Mundo de 2022: veja data e horário dos três primeiros jogos do Brasil

  • 1º rodada: Brasil x Sérvia, quinta-feira, dia 24/11, às 16 horas (horário de Brasília);
  • 2º rodada: Brasil x Suíça, segunda-feira, dia 28/11, às 13 horas (horário de Brasília);
  • 3º rodada: Brasil x Camarões, sexta-feira, dia 02/12, às 16 horas (horário de Brasília).

SAIBA TUDO sobre o álbum de figurinha da Copa do Mundo 2022

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

copa do mundo copa do mundo 2022 feriado na copa folga na copa brasil na copa selecao brasileira

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar