Seleções são autorizadas a convocar 26 jogadores para Copa do Mundo no Catar

Reunião para a autorização mudança da regra está prevista para o dia 13 de junho; a alteração vale somente para jogos de competições internacionais, a princípio

A International Football Association Board (IFAB) – órgão que regulamenta as regras do futebol – autorizou a convocação de 26 jogadores para a Copa do Mundo no Catar, que está prevista para iniciar no dia 21 de novembro. A informação é do colunista Marcel Rizzo, do UOL Esporte.

Desta forma, as seleções podem contar com 15 atletas no banco de reservas e terão direito a realizarem cinco substituições ao longo da partida, regra que foi adotada devido a pandemia e que veio a se tornar definitiva no futebol.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Antes, a regra orientava as seleções a convocarem 23 jogadores para torneios da FIFA. As federações ainda poderiam chamar 26 jogadores sem consultar a IFAB, mas os três atletas adicionais não poderiam ser suplentes e deveriam ser cortados da lista de relacionados da partida, com exceção de um dos 23 não estiver em condições de jogo.

A mudança passa pela regra 3 do futebol, que estabelece o limite máximo de 12 jogadores no banco de reservas. E após um pedido dos treinadores das seleções, que solicitaram o aumento de 23 convocados para 26, o órgão que regula as regras do esporte deu o aval para a alteração.

A reunião com os membros da IFAB para promover a alteração da regra está prevista para acontecer no dia 13 de junho, na cidade de Doha, no Catar. A mudança afetará apenas jogos de competições internacionais, a princípio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

copa do mundo 2022 catar convocados regra 3 mudança convocação seleção brasileira tite

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar