Apagão no Castelão: Governo do Estado processará Enel, segundo secretário

Secretário de Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro afirmou que Governo acionará Enel judicialmente após apagão no Castelão. Companhia elétrica diz que demora no reestabelecimento da energia foi conta de falha em disjuntor do estádio

O apagão que ocorreu no Castelão na noite do último domingo, 3, e interrompeu a partida entre Fortaleza e Palmeiras segue com desdobramentos. Em entrevista à rádio O POVO CBN, concedida nesta terça-feira, 12, o secretário de Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv-CE), Rogério Pinheiro, informou que o Governo do Estado processará a Enel pelos prejuízos causados em decorrência da queda de energia no estádio.

“Nós estamos com uma empresa fazendo os laudos, uma perícia do que houve. Nós estamos fazendo os levantamentos e vamos acionar juridicamente através da Procuradoria do Geral Estado a concessionária de energia elétrica”, afirmou o titular da Sejuv.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O curto-circuito afetou as instalações do Castelão e danificou os geradores. A partida foi encerrada devido aos reparos excederem o período de 30 minutos estabelecidos pelo regulamento para o retorno do confronto. Em resposta, a companhia elétrica explicou que realizou manobras para restabelecer a energia, mas que devido a um defeito interno no disjuntor geral do estádio - no qual afirmou ser de responsabilidade da administração do Castelão - não foi possível dar continuidade ao jogo.

Rogério Pinheiro detalhou ainda que no estádio há geradores que operam preventivamente. No entanto, segundo ele, no domingo, o pico de energia derrubou o sistema elétrico da Arena. “Nós tivemos uma sobrecarga de energia elétrica ocasionada pela rede externa da Enel o que derrubou nosso sistema da rede elétrica da área interna. Nós já fazemos os jogos operando com geradores justamente em razão dessa oscilação elétrica que a rede regularmente apresenta”, explicou.

"No domingo o pico de energia foi tão grande que derrubou os nossos geradores que já estavam operando dentro do estádio. Esse problema, o pico de energia acionou o sistema de segurança na nossa subestação. O sistema entendeu que era uma sobrecarga elétrica e derrubou todo o sistema para não prejudicar as quatro subestações que nós temos na área interna”, completou.

O secretário informou que para os próximos jogos no período da noite será instalado um novo sistema para evitar sobrecarga da rede elétrica. “Para o próximo jogo nós estamos, preventivamente, já que os geradores não tiveram nenhum problema, mas nós já estamos fazendo uma manutenção preventiva. Estamos colocando mais dois geradores se porventura nosso sistema parar esses geradores irão assumir e não haverá nenhuma interrupção de energia elétrica na área interna da Arena Castelão”, destaca.

“Para todos os jogos realizados no período noturno esse novo sistema de emergência vai estar à disposição para que a gente não tenha mais problemas desse tipo. Em quedas normais de energia, a gente não teria nenhum problema”, concluiu.

Confira a nota completa da Enel

A Enel Distribuição Ceará informa que às 19h50 deste domingo (10) a Arena Castelão ficou sem energia e, às 19h52, a rede que atende o estádio foi religada novamente. A companhia esclarece que realizou diversas manobras para normalizar o fornecimento e foi constatado que a energia não retornou ao estádio imediatamente por causa de um defeito interno no disjuntor geral, de responsabilidade do cliente. Equipes da Enel e do Castelão trabalharam em conjunto para reparar o equipamento e o fornecimento de energia foi restabelecido por volta de 22h.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

apagão castelão arena castelão secretário de esportes governo estadual enel queda de energia castelão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar