Justiça determina CBF explicar não uso do número 24 na Copa América

Determinação da Justiça atende pedido do Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT. Foi estabelecido multa diária de R$ 800 em caso de descumprimento

O juiz Ricardo Cyfer, da 10ª vara cível do Rio de Janeiro, atendeu ao requerimento do Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT e determinou que a CBF explique no prazo de até 48 horas os motivos de não usar o número 24 entre os convocados para a Copa América, disputada no Brasil. Conforme o portal do Globo Esporte, foi estabelecido multa diária de R$ 800 em caso de descumprimento.

A liminar foi concedida na terça-feira, 29. O requerimento do Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT à Justiça pede explicações a cinco questionamentos envolvendo a situação do não uso da camisa 24 por parte dos convocados da seleção brasileira na Copa América:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
  • A não inclusão do número 24 no uniforme oficial nas competições constitui uma política deliberada da interpelada?
  • Em caso negativo, qual o motivo da não inclusão do número 24 no uniforme oficial da interpelada?
  • Qual o departamento dentro da interpelada, que é responsável pela deliberação dos números no uniforme oficial da seleção?
  • Quais as pessoas e funcionários da interpelada, que integram este departamento que delibera sobre a definição de números no uniforme oficial?
  • Existe alguma orientação da Fifa ou da Conmebol sobre o registro de jogadores com o número 24 na camisa?

A seleção brasileira é a única que não utiliza o número 24 na Copa América. Com 24 atletas convocados, a numeração fixa da equipe do Brasil pula do 23 para o 25. Todas os demais nove times do torneio utilizam o número 24 entre jogadores inscritos no certame. No regulamento da Conmebol, não há qualquer imposição sobre a numeração e fica a critério das delegações.

A associação do 24 com o homem gay no Brasil vem desde o início do Jogo do Bicho, que associa o número ao veado. No País, o animal é utilizado como termo homofóbico de ofensa contra a população LGBTQI+.

Veja abaixo quem utiliza o número 24 na Copa América:

Argentina - Papu Gómez
Bolívia - Jaume Cuéllar
Chile - Luciano Arriagada
Colômbia - Jeison Lucumí
Equador - Luis Fernando
León Paraguai - Hector Martínez
Peru - Raziel Garcia
Uruguai - Fernando Gorriarán
Venezuela - Bernaldo Manzano

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

número 24 cbf seleção brasileira número 24 copa américa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar