PES 2021 e Fifa 2021: relembre histórico de comentaristas de games de futebol

Lançamento de game da Konami está com data marcada para 15 de setembro e terá como narradores Milton Leite e Mauro Beting. Já o Fifa 2021 terá a estreia de Gustavo Villani, que substituirá Tiago Leifert ao lado de Caio Ribeiro

As vozes de comentaristas brasileiros estão cada vez mais presentes nos esportes eletrônicos (eSports), principalmente quando se trata de futebol. Nesse contexto, o monopólio é de Pro Evolution Soccer (PES), da japonesa Konami, e Fifa Football, da norte-americana EA Sports.

Há anos, ambas as empresas produtoras dos games têm investido em narradores e comentaristas de futebol brasileiros, como Milton Leite, Silvio Luiz, Tiago Leifert e Caio Ribeiro para deixar as partidas ainda mais emocionantes. Ter a voz real é a oportunidade de aproximar os jogadores, deixando o jogo ainda mais realista, gerando interação, mesmo que seja de forma virtual. Nas próximas versões para consoles, o PES terá como narradores Milton Leite (Globo/SporTV) e Mauro Beting (Esporte Interativo), enquanto o Fifa substituiu Tiago Leifert — atualmente distante do noticiário esportivo — pelo narrador Gustavo Villani (Globo/SporTV), que compõe a bancada como o ex-jogador Caio Ribeiro (Globo/SporTV).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Histórico do PES

Lançado em 1996 no Japão, o PES teve seu início na plataforma PlayStation, quando era conhecido como Winning Eleven. Hoje, ele é lançado para plataformas como PlayStation 4 (PS4), Microsoft Windows (PC), Xbox One (XOne) e PlayStation Portable (PSP).

A narração do PES em português-BR teve início em 2011, com as vozes de Silvio Luiz e Mauro Beting.
Atualmente na RedeTV, Silvio Luiz tem 86 anos e já passou por Band, SBT, Record, Rádio Tupi, entre inúmeras outras emissoras, onde sempre chamou atenção pelos jargões. Já Mauro Beting é jornalista esportivo e radialista, dentre seus principais trabalhos estão Jovem Pan, Esporte Interativo, TNT e Space.

Em 2017, a parceria foi desfeita, com Milton Leite substituindo o veterano Silvio Luiz. O narrador do Grupo Globo trouxe consigo a experiência no “rival” do PS, já que fez narração entre os Fifas 1998 e 2006, foi mantido desde então.

Em 2010, de forma não oficial, os fãs do PES decidiram montar narrações em português a partir de jogos reais. Dentre as vozes estão Galvão Bueno, Cleber Machado, Nivaldo Prieto, André Henning e Paulo Andrade. As opções estão disponíveis para download, em modificações dos games.

Histórico do Fifa

Lançado em 1993, os jogos Fifa fazem sucesso até hoje. Com lançamentos anuais pela Electronic Arts (EA), marcou por trazer o licenciamento da Federação Internacional de Futebol (Fifa). As narrações brasileiras chegaram à franquia em 1998, com as narrações de Milton Leite e Orlando Viggiani.

Muitos nomes já passaram na narração do Fifa. Mais recentemente, o jornalista e apresentador Tiago Leifert, do Grupo Globo, esteve ao lado de Caio Ribeiro por oito edições. No Fifa 21, a dupla do ex-jogador será Gustavo Villani.

Outros nomes que marcaram a narração dos jogos Fifa como Antônio Moreno (Fifa Football 2001 ao Fifa Football 2003 e Copa do Mundo Fifa 2002); Rogério Vaughan (Fifa Football 2004 ao Fifa 2006); Eder Luiz (Copa do Mundo Fifa 2006); Neto (Copa do Mundo Fifa 2006); Nivaldo Pietro (Fifa 2007 ao Fifa 2010); PVC (Fifa 2007 ao FIFA 2010).


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ESPORTS PES FIFA COMENTARISTAS PES COMENTARISTAS FIFA BRASILEIROS COMENTARISTAS PES BRASILEIROS COMENTARISTAS FIFA VIDEOGAME JOGOS VIRTUAIS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar