PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Confira como está a situação dos Campeonatos Estaduais atualmente

Torneios tiveram alterações no cronogramas de partidas em decorrência da pandemia do novo coronavírus

17:10 | 13/08/2020
Fortaleza em 15 de julho de 2020, Lances do jogo entre Ceara x Fortaleza, pelo campeonato cearense 2020, com a volta do futebol devido a pandemia do coronavirua. (Foto Pedro Chaves/FCF) (Foto: Pedro Chaves/FCF)
Fortaleza em 15 de julho de 2020, Lances do jogo entre Ceara x Fortaleza, pelo campeonato cearense 2020, com a volta do futebol devido a pandemia do coronavirua. (Foto Pedro Chaves/FCF) (Foto: Pedro Chaves/FCF)

Em razão da pandemia do novo coronavírus, os Campeonatos Estaduais tiveram de suspender os jogos e planejar uma nova agenda de partidas. Alguns torneios estavam sendo finalizados — como o Cearense —, outros estavam próximos dos inícios e os demais foram paralisados no começo das disputas.

Com o maior controle da crise sanitária, as partidas foram retomadas, seguindo medidas de segurança contra o novo coronavírus entrando no contexto dos jogos, como testagem para Covid-19 antes das partidas, além de protocolos de isolamento e higiene. Em alguns campeonatos foram inseridos novas diretrizes a serem seguidas pelos clubes.

Com alguns terminados e outros ainda nem iniciados, confira a situação de cada Campeonato Estadual do Brasil, dividido por regiões:

Nordeste

ALAGOAS

O Campeonato Alagoano foi finalizado na última quarta-feira, 5. A disputa aconteceu com o clássico entre CSA e CRB. A partida aconteceu no estádio Rei Pelé, em Maceió, e o campeão foi o Galo da Praia, que venceu por 1 a 0. Com a vitória, o CRB conquistou o 31º título estadual da história e vaga na Copa do Nordeste de 2021.

BAHIA

Na reta final, o Campeonato Baiano teve final disputada com as equipes Atlético de Alagoinhas e Bahia. Os times se enfrentaram em duas partidas, a primeira aconteceu na quarta-feira, 5, no estádio de Pituaçu, terminando em empate por 0 a 0. A segunda partida foi realizada no sábado, 8, também na mesma arena soteropolitana. Com o 1 a 1 no tempo regulamentar, o troféu foi disputado nos pênaltis. Melhor para o Bahia, que venceu por 7 a 6 e levantou a 49º taça do Baianão.

CEARÁ

O eterno Clássico-Rei está de volta. A final do Campeonato Cearense será disputada entre Ceará e Fortaleza. Os dois jogos que compõem a final do certame, ainda não estão com datas marcadas. A primeira semifinal aconteceu entre Fortaleza e Guarany de Sobral com vitória por 1 a 0 para o Tricolor. A segunda foi entre Ceará e Ferroviário, também com o placar de 1 a 0, desta vez para o Alvinegro. O Ceará possui 45 títulos do Campeonato Cearense, já o Fortaleza tem com 42 títulos.


MARANHÃO

A competição do Campeonato Maranhense está nas quartas de final, disputada em jogos de ida e volta nos dias 18, 21 e 22 de agosto. O primeiro jogo será entre São José e Imperatriz, no dia, 18, às 15h e 30mn, no estádio Castelão, em São Luis. Já em 22 de agosto, Juventus Sama e Pinheiro se enfrentam às 15h e 30min, no estádio Pinheirão. Os times que avançarem encontram Sampaio Corrêa e Moto Club nas semifinais do Estadual, já que os time tradicionais avançaram direto para a fase decisiva por terem as melhores campanhas na primeira fase.

PARAÍBA

Disputado na última quarta-feira, 12, Treze vence Campinense de 2 a 0. No sábado, 15, às 16 horas, ao clubes se enfrentam novamente para decidirem quem leva a taça no Campeonato Paraibano, no estádio Amigão, em Campina Grande. Sem a presença dos torcedores. Após 12 anos, a final será disputada novamente entre os dois maiores clubes da segunda cidade mais populosa da Paraíba.

PERNAMBUCO

A final aconteceu no início do mês de agosto, nos dias 2 e 5. Disputando a taça, Salgueiro e Santa Cruz tiveram duas partidas para decidir quem era o campeão. Na primeira ida, no estádio Cornélio de Barros, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Na decisão, no dia 5, outro empate, agora em 0 a 0. O título foi decidido nos pênaltis, o Salgueiro venceu por 4 a 3 e conquistou a primeira taça de um time do interior de Pernambuco na história.

PIAUÍ

Data de retorno para o Campeonato Piauiense está marcada para o dia 18 de novembro. Suspenso ainda na décima rodada, o certame tem oito times disputando o título: Altos, Picos, 4 de Julho, Parnahyba, Flamengo, River, Piauí e Timon. A retomada deve ser com River-PI x Parnahyba, para finalizar a décima rodada.

RIO GRANDE DO NORTE

A trajetória do Campeonato Potiguar teve o retorno com a quarta rodada, na última segunda-feira, 10, na Arena das Dunas, em Natal. A partida entre América-RN e Globo FC deu continuidade à quarta rodada do torneio, com vitória por 2 a 0 para o Mecão, que está em primeiro lugar na classificação. A próxima partida está marcada para o dia 11, no estádio Arena das Dunas, às 16h e 15 minutos.

SERGIPE

Ainda na segunda rodada, o Campeonato Sergipano retornou no final do mês de julho com a partida Freipaulistano 2x1 Itabaiana, no dia 27, no estádio Batistão, em Aracaju. A disputa está em quadrangular final, em que o Sergipe lidera com 11 pontos em 5 jogos. O vice-líder e único ainda com chances de título, é o Confiança, que tem 10 pontos em 4 partidas. As equipes se enfrentam nesta sexta-feira, 14, às 17h45min, e o vencedor é campeão. Em caso de empate, o Dragão tem nova chance de ultrapassar o Gipão no dia 21, quando enfrenta o já eliminado Itabaiana.

Sudeste

ESPIRÍTO SANTO

Nas quartas de finais, o Campeonato Capixaba ainda está em discussão acerca da retomada dos jogos. Cinco das oitos equipes que irão disputar a fase não querem reiniciar nos meses de agosto e setembro. Para decisão, os cinco times contra estão com reunião marcada para o dia 3 de novembro, onde decidirão qual a melhor data para prosseguirem com o campeonato. Os times que estão na quartas de finais são: Estrela do Norte, Vitória, Rio Branco, Desportiva Ferroviária, São Mateus, Rio Branco-VN, Serra e Real Noroeste.

MINAS GERAIS

Marcada para o final do mês de agosto, a final do Campeonato Mineiro será entre Atlético-MG e Tombense. A decisão contará com dois jogos. O primeiro marcado para o dia 28 de agosto, às 21h30min, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A segunda partida será no dia 30 de agosto, às 16 horas, no estádio Independência.

RIO DE JANEIRO

Flamengo é campeão do Campeonato Carioca de 2020. A final foi contra o Fluminense, no clássico Fla x Flu, em julho. A primeira partida foi realizada no dia 12, no Maracanã, no Rio de Janeiro, com placar de 2 a 1 para o Flamengo. A última partida aconteceu no dia 15, no mesmo local. O Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e chegou a 36 títulos do Carioca, cinco a mais que o Flu.

SÃO PAULO

Finalizado no último sábado, 8, o Campeonato Paulista teve como campeão o Palmeiras, que superou o Corinthians na final. A disputa foi feita com dois jogos. O primeiro jogo aconteceu no dia 5 de agosto, no estádio Arena Corinthians, e terminou em 0 a 0. Na decisão, novo empate, 1 a 1, no estádio Arena Palmeiras. O título foi decidido nos pênaltis com o resultado final de 4 a 3 para o time alviverde, que levou a taça para casa conquistando seu 23º título do campeonato. Corinthians ainda é o mais vencedor de Campeonato Paulista com 30 títulos do campeonato.

Sul

PARANÁ

Ao vencer o Coritiba por 2 a 1, o Athletico-PR levou pra casa a taça. A vitória aconteceu no último dia 5, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Na partida de ida, o Athletico-PR também havia ganhado do Coxa, desta vez por 1 a 0, no estádio Arena da Baixada. A vitória veio aos 47 minutos do segundo tempo, trazendo o tricampeonato para o Furacão. Com mais essa conquista o Athletico-PR totaliza 26 títulos de campeão do campeonato, Já o Curitiba possui 38 vitórias.

RIO GRANDE DO SUL

Grêmio e Caxias estão na final do Campeonato Gaúcho. Os jogos acontecerão no final do mês de agosto. O primeiro jogo será no dia 26, às 21h30min, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. O segundo jogo será no domingo, 30, às 16 horas, na Arena do Grêmio. Caxias do Sul possui apenas um título, já o Grêmio conquistou 19 vitórias do campeonato.

SANTA CATARINA

Os preparativos para a final do Campeonato Catarinense estão em andamento. Na final, estão Chapecoense e Brusque. Nas semifinais, a Chapecoense derrotou o Criciúma nos pênaltis e vai para a quinta final consecutiva do Estadual. Já o Brusque segurou empate de 0 a 0 contra o Juventus e volta à final do Campeonato Catarinense depois de 28 anos, já que tinha vencido a ida por 3 a 2. As datas ainda não foram marcadas para os jogos pela Federação Catarinense de Futebol (FCF).

Centro-Oeste

DISTRITO FEDERAL

Para finalizar a décima rodada, a partida entre os times Real Brasília e Gama no Campeonato Brasiliense, ocorreu no último sábado, 8, no estádio Bezerrão,no Distrito Federal. O jogo terminou com o placar de 2 a 0, no qual garantiu Gama líder da primeira fase. As equipes classificadas para as quartas de finais já estão definidas, os times se enfrentaram na última quarta-feira, 12, em horários da manhã. Os placares foram Gama 5 x 0 Sobradinho, Luziânia 0 x 0 Brasiliense, Formosa 1 x 0 Taguatinga, Capital-DF 1 x 1 Real Brasília. Os próximos jogos entre os clubes serão nos dias 15 e 16.

GOIÁS

Interrompido na 11ª rodada, o Campeonato Goiano terá continuidade somente no próximo ano. De acordo com os clubes e a Federação Goiana de Futebol (FGF), as datas previstas para continuar o Campeonato são: 3 de janeiro (11ª rodada), 27 de janeiro (12ª rodada), 4 de fevereiro (quartas de final), 11 de fevereiro (semifinal) e 28 de fevereiro (final). O regulamento também foi alterado com as seguintes modificações; permitir que jogadores possam atuar por outro clube no retorno; mata-mata em jogo único na casa do clube mais bem classificado e decisão por pênaltis em caso de empate.

MATO GROSSO

A suspensão por tempo indeterminado estabelecida pela Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) fez que o Estadual desse uma parada em plenas quartas de final. Sem data prevista para acontecer, os jogos o campeonato tem os quatro confrontos definidos: Luverdense x Cuiabá, Nova Mutum x Sinop, Dom Bosco x Operário VG, Poconé x União Rondonópolis.


MATO GROSSO DO SUL

Como forma de prevenção contra o novo coronavírus, a Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS) decidiu, por tempo indeterminado, pela suspensão do Campeonato Estadual. As datas para os jogos da quartas de final ainda não foram estabelecidos. Os oito times que esperam a retomada são: Corumbaense x Aquidauanense, Comercial-MS x Operário-MS, Maracaju x Águia Negra, Costa Rica-MS x Serc.


Norte

ACRE

Com a flexibilização do decreto estabelecido pelo governo acreano, alguns clubes voltaram com seus treinos e outros estão se preparando para a retomada. O campeonato estadual está previsto para ter seu retorno na segunda quinzena do mês de agosto, com o segundo turno.

AMAPÁ

A retomada dos jogos do Campeonato Amapaense contará com uma maratona de cinco jogos em cinco dias. O retorno está marcado para o dia 27 de agosto, com a partida entre Santana e Ypiranga, às 20 horas, no estádio Zerão, em Macapá, sem a presença do público. O torneio ainda está na segunda rodada da fase inicial.

AMAZONAS

De acordo com a Federação Amazonense de Futebol (FAF), em decisão extra-oficial, o Campeonato Amazonense não terá rebaixados ou um campeão. Os jogos estavam previstos para dar continuidade à quarta rodada. Imbróglio jurídico entre clubes e FAF deixa futuro do torneio incerto.

PARÁ

Em fase semifinal, o Campeonato Paraense conta com os confrontos Paragominas contra Paysandu e Castanhal contra Remo. As quatro partidas serão entre os dias 12 a 20 de agosto no estádio Mangueirão, em Belém, com horário igual para todo os jogos, às 20 horas.

RONDÔNIA

A previsão de retomada do Campeonato Rondoniense é para o dia 4 de novembro. Ainda na fase classificatória, três times, Porto Velho, Real Ariquemes e Genus, disputam duas vagas restantes nas semifinais do certame. Ji-Paraná e União Cacoalense já são semifinalistas. De acordo com a A Federação de Futebol de Rondônia (FFER), foram feitos algumas alterações nos contratos dos jogadores. Dentre as mudanças: os atletas não poderão ser inscritos por outro clube que ainda esteja na competição, planejamento de um plano de ação de saúde e segurança, as partidas serão realizadas sem a presença de público e cada equipe poderá realizar até cinco substituições durante o decorrer da partida.


RORAIMA

Devido à falta de ajuda de custos para realizar os testes de Covid-19, os cinco clubes, GAS, São Raimundo-RR, Rio Negro-RR, Atlético Roraima e Baré, junto à Federação Roraimense de Futebol (FRF), decidiram suspender os jogos durante a pandemia, ainda na metade da disputa do primeiro turno. O Campeonato Roraimense tem previsão de retorno para o dia 10 de outubro. Na quarta rodada com o jogo entre São Raimundo-RR contra Baré, a partida foi suspensa depois de 30 minutos de jogo. Isso aconteceu devido protesto feito pelo clube Baré sobre a pandemia. O placar do jogo será decidido pela FRF.


TOCANTINS

Ainda sem previsão de retorno, o Campeonato Tocantinense já está suspenso há mais de quatro meses. Na fase das semifinais, foram realizados os dois jogos de ida. Nas partidas, o Palmas venceu o Araguacema por 1 a 0, enquanto Tocantinópolis e Interporto empataram em 0 a 0. (Leonardo Reis - Especial para O POVO)