PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

TikTok e futebol: plataforma ganha espaço entre atletas e clubes brasileiros

Jogadores de futebol e agremiações usam da criatividade, humor e descontração para compartilhar vídeos em rede social

19:14 | 10/08/2020
O TikTok vem tendo grande crescimento de apelo no ano de 2020 (Foto: Martin Bureau/AFP)
O TikTok vem tendo grande crescimento de apelo no ano de 2020 (Foto: Martin Bureau/AFP)

A interação entre jogadores e torcedores tem aumentado com o uso do TikTok, rede social de origem chinesa, onde é possível compartilhar vídeos com duração de 15 segundos. A plataforma global tem estabelecido conexões entre os fãs e os clubes, seja compartilhando conteúdos sobre a rotina dos times ou participando de desafios (challenges) na ferramenta.

A descontração que sempre esteve presente no mundo do futebol, está cada vez mais presente dentro das redes sociais. Dezenas de clubes estão entrando nesse universo e um deles é o Ceará, que possui mais de 89 mil de seguidores e está no top-10 dos times brasileiros presentes no TikTok ocupando a nona posição com mais torcedores virtuais. Acima dele, clubes tradicionais como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Cruzeiro.

O Alvinegro produz conteúdos exclusivos para a rede social. “O alcance do TikTok é muito grande e o conteúdo tem uma vida útil maior que as outras redes. Muitas vezes um conteúdo estourou dias depois de ter sido postado. Além de ser um ambiente divertido”, comenta Fausto Filho, social media do Ceará.

Já o Fortaleza, acumula mais de 53 mil seguidores. A oportunidade veio com o isolamento social e a maior adesão das pessoas a plataforma. “O TikTok foi uma plataforma que cresceu bastante nesse período e que combina bastante com a linguagem que utilizamos em nossas mídias sociais. Aproveitamos o momento em que tinha muita gente estava em casa e entramos na onda”, conta Dudu Oliveira, social media do Fortaleza.

Terceira força do Estado, o Ferroviário possui um perfil, mas ainda não iniciou as postagens. O time está montando o planejamento de conteúdo e entende que a rede social requer um conteúdo diferente e, com o retorno da Série C do Campeonato Brasileiro, nesse fim de semana, as postagens irão iniciar na plataforma, comentou Chateaubriand Arrais, diretor de marketing do clube. O perfil do time é o @ferroviário.

O público jovem é o principal adepto ao TikTok. A rede social está em primeiro lugar de aplicativo mais baixado este ano, acima até do Instagram. Para o social media do Fortaleza, Dudu Oliveira, a plataforma é uma chance de se aproximar do público. “O torcedor curte sentir que está próximo do clube, principalmente nesse período sem públicos no estádio. O conteúdo com jogadores, seja com desafios, brincadeiras e memes fazem bastante sucesso.”

Leonardo Reis, Especial para O POVO


TOP 11 dos clubes brasileiros presentes no TikTok*

1º Flamengo - 1,5 milhões (@flamengo)

2º Corinthians - 492,3 mil (@corinthians)

3º São Paulo - 302,7 mil (@saopaulofc)

4º Cruzeiro - 220,9 mil (@cruzeiro)

5º Sport (Recife) - 152,8 mil (@sporterecife)

6º Vasco da Gama - 109,5 mil (@vasco)

7º Santos - 93 mil (@santosfc)

8º Athletico Paranaense - 91,2 mil (@athetico)

9º Ceará - 89,1 mil (@cearasc)

10º Botafogo - 55,6 mil (@botafogo)

11º Fortaleza -4,1 mil (@fortalezaec)

*Dados coletados dos perfis dos times na plataforma TikTok, dia 07/08 às 20 horas.