Participamos do

Nordestão: Narradora da final na Fox Sports, Renata Silveira fala sobre transmissão 100% feminina

Locutora da Fox Sports desde 2018, Renata Silveira elogia crescimento do futebol nordestino e comenta recepção de torcedores quanto as narrações femininas em entrevista ao O POVO

Com a pandemia do novo coronavírus, o torcedor que ansiava acompanhar seu time do coração em uma final do estádio terá que se contentar em viver a partida diretamente de casa. Para tornar a transmissão mais especial, a rede de televisão fechada Fox Sports 2 optou por transmitir a final desta noite, 4, às 21h30min, entre Bahia e Ceará pela Copa do Nordeste com uma equipe 100% feminina.

A narração do duelo ficará a cargo de Renata Silveira, que terá Vanessa Riche e Lívia Nepomuceno nos comentários do duelo e Fernanda Colombo com os comentários de arbitragem. Em entrevista ao O POVO, a narradora, que possui até final de Copa do Mundo no currículo, elogiou o crescimento do futebol nordestino e comentou sobre recepção do torcedores quanto as narrações femininas.

LEIA TAMBÉM: Início com Argel, evolução com Enderson e chegada de Guto: relembre o caminho do Ceará no Nordestão

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 "Responsabilidade muito grande"

"Muito feliz", é como Renata Silveira descreve seus sentimentos por narrar uma final de Copa do Nordeste ao lado somente de mulheres. "É uma responsabilidade muito grande. O futebol nordestino é muito forte, muito intenso. Tenho certeza que vai ser um jogo muito emocionante", palpitou a locutora.

Para ela, a carga emocional da partida está principalmente no fato do Bahia ter perdido o primeiro jogo para o Ceará por 3 a 1. "O Bahia, desde os primeiros minutos, vai tentar propor o jogo, tentar fazer o gol logo nos minutos iniciais, então tenho certeza que será emocionante", falou. 

A locutora carioca lamentou ainda a ausência do torcedor no estádio, mas disse entender que uma boa narração se faz ainda mais importante em um momento como esse e contou estar estudando para entregar um bom trabalho. " A torcida faz falta no momento como esse, mas sei a importância da transmissão. Vai estar todo mundo acompanhando de casa, mais pessoas acompanhando de casa do que seria normalmente, então é uma responsabilidade muito grande. Além de ser uma transmissão 100% feminina pela primeira vez numa final dessa forma, estou contente e estudando bastante para fazer um ótimo trabalho", confidenciou. 

LEIA TAMBÉM: Ceará e Bahia repetem final de 2015 e Alvinegro tem vantagem ainda maior para vencer o Nordestão

Respeitável currículo

Apesar de ser a primeira final com toda a transmissão feita por mulheres, esta não é a primeira decisão que Renata Silveira participa. Contratada pela Fox Sports desde 2018, a narradora já deu voz as finais de Copa do Mundo, Libertadores e Copa Sul-Americana, todas em 2018. De lá para cá, a locutora vem participando da transmissão dos mais diversos campeonatos que são televisionados pela emissora. 

"Aqui na Fox houve uma transmissão na Copa do Mundo 100% feminina, mas não foi um jogo de final. Eu narro Campeonato Espanhol, Alemão, Argentino, Europa League e outros que já citei. Narro com mais frequência jogos do Espanhol e do Alemão", explicou.

Recepção do público com narrações femininas

Embora esteja de popularizando somente nos últimos anos, a narração de jogos de futebol é feita por mulheres no Brasil desde 1997, quando Luciana Marianno narrou partidas do Campeonato Pernambucano e da Seleção Brasileira Feminina pela TV Bandeirantes até 1999. Antes tendo uma grande resistência do público masculino, hoje o cenário vem transitando para uma melhor aceitação, de acordo com Renata Silveira. 

"O cenário vem mudando muito. Costumo sempre acompanhar, depois dos jogos que eu faço, os comentários sobre a transmissão. Desde 2014, na verdade, pois comecei na rádio Globo em 2014 no projeto 'Garota da Voz' e percebia que a rejeição era muito grande. Em 2018 isso diminuiu um pouco e de 2018 para cá a evolução é muito grande positivamente", observou. 

Para Renata, é muito favorável que os telespectadores estejam começando a aceitar o espaço da mulher dentro de um cenário de transmissão. "A gente gosta de receber elogios, mas esse nem é o foco principal depois das transmissões. Tenho percebido que as pessoas tem falado mais do jogo do que da própria narração em si. Fico feliz com essa mudança, pois estamos ocupando esse espaço e mostrando que temos conteúdo para isso", revelou a locutora.

A transmissão da Fox Sports 2 começa às 21h15min e terá narração de Renata Silveira, comentários de Vanessa Riche, Lívia Nepomuceno e Fernanda Colombo, esta última focada principalmente em análise da arbitragem. No Fox Sports, a transmissão do pré-jogo também inicia às 21h15. João Guilherme narra, e os comentários ficam a cargo de Zinho, Osvaldo Pascoal e, na análise de arbitragem, Carlos Eugênio Simon.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar