Participamos do

Fortaleza recebeu seis jogos de seleções brasileiras nos últimos sete anos

De 2013 pra cá, a capital cearense foi palco de jogos da seleção masculina, feminina e de masters.
16:49 | Jan. 10, 2020
Autor Bruno Balacó
Foto do autor
Bruno Balacó Jornalista de esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ter a chance de ver um jogo de seleção brasileira de perto tem se tornado um costume para o torcedor cearense nos últimos anos. Desde 2013, Fortaleza foi palco de seis partidas envolvendo a Canarinho. Nesse período de sete anos, a cidade foi palco de quatro partidas da seleção masculina principal, uma partida do selecionado feminino e agora, na última quinta-feira, 9, recebeu o 1° jogo da retomada da seleção de masters, que disputou no estádio Presidente Vargas um jogo comemorativo pela final da Copa do Mundo de 1994, contra a Itália, em partida que selou a conquista do Tetra do Brasil.

Em 2013, Fortaleza recebeu o duelo entre Brasil e México pela 1ª fase da Copa das Confederações, na Arena Castelão. Na ocasião, o time brasileiro venceu por 2 a 0. No ano seguinte, a capital cearense sediou dois jogos da seleção na campanha da Copa do Mundo: 0 a 0 com o México, na 1ª fase, e 2 a 1 sobre a Colômbia, pelas quartas de final.

Em outubro de 2015, os pentacampeões mundiais voltaram ao Castelão para um confronto contra a Venezuela, na estreia do Brasil pelas Eliminatórias da Copa de 2018: vitória brasileira por 3 a 1, com brilho do meia-atacante Willian.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em 2016, às vésperas da disputa das Olimpíadas, a seleção feminina disputou sua primeira partida da história em solo cearense. O estádio Presidente Vargas recebeu a partida, que terminou com vitória do Brasil por 3 a 1, com Marta e Cristiane em campo. Menos de três anos depois, em janeiro de 2020,l Fortaleza abriu mais uma vez as portas para a seleção. Dessa vez, o time de masters, em partida que lotou o PV (com público de mais de 18 mil torcedores). Em campo, vitória da Itália por 1 a 0.

De acordo com o presidente Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, a vinda constante da seleção a Fortaleza é fruto não apenas do bom relacionamento da entidade da CBF, mas sobretudo pela “acolhida calorosa” que o torcedor cearense costuma proporcionar à Seleção. O dirigente revelou que a escolha da cidade como palco do jogo de retomada da seleção de lendas do Brasil foi um prêmio pela paixão e engajamento que o torcedor cearense demonstrou em 2019, lotando os estádios em jogos de Ceará e Fortaleza na Série A do Brasileirão.

“Conversando com o presidente da CBF (Rogério Caboclo), ele nos surpreendeu dizendo que ia nos dar um presente, pela competição do Brasileirão de 2019, no qual os nossos representantes mostraram o quanto gostam de futebol. Então, nada mais justo do que estrear esse projeto de seleção masters dentro do estado do Ceará. Então houve essa homenagem, que não foi para a Federação, mas sim ao torcedor cearense, pela presença e arrecadação maravilhosa que os times cearenses tiveram em 2019”, declarou Carmélio, em entrevista exclusiva ao Esportes O POVO.

Confira a lista de jogos envolvendo seleção brasileira em Fortaleza:

19/06/2013: Brasil 2x0 México (Arena Castelão - Copa das Confederações)

17/06/2014: Brasil 0x0 México (Arena Castelão - Copa do Mundo)

04/07/2014: Brasil 2x1 Colômbia (Arena Castelão - Copa do Mundo)

14/10/2015: Brasil 3x1 Venezuela (Arena Castelão - Eliminatórias da Copa)

23/07/2016: Brasil 3x1 Austrália (PV - Amistoso da seleção feminina)

09/01/2020: Brasil 0x1 Itália (PV - Amistoso de seleções de masters)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar