PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Cruzeiro perde em casa para o CSA, evita a entrada do Ceará no Z4 e garante o Fortaleza na Série A 2020

A derrota para os alagoanos manteve a Raposa com 36 pontos, um a menos que o Vovô; o Fortaleza abriu nove pontos para os mineiros e não pode mais ser alcançado

23:27 | 28/11/2019
Cruzeiro, do meia Thiago Neves, é rival direto do Ceará na luta contra o rebaixamento
Cruzeiro, do meia Thiago Neves, é rival direto do Ceará na luta contra o rebaixamento (Foto: DIVULGAÇÃO/CRUZEIRO)

O Campeonato Brasileiro é sistêmico. Todos os jogos influenciam de alguma maneira várias equipes na tabela. O confronto desta quinta-feira, 28, entre Cruzeiro e CSA, no Mineirão, foi, em especial, fundamental para o futuro dos cearenses na competição. Com a derrota da raposa por 1 a 0, o Vovô se manteve fora da zona de rebaixamento, com 37 pontos, um a mais que seu rival mineiro. A vitória dos alagoanos também beneficiou outro clube cearense, o Fortaleza, que garantiu matematicamente sua presença na Série A em 2020 com o placar.

O clube mineiro não vence há seis jogos no Brasileirão. Em casa, são cinco compromissos sem vitória. A derrota para o CSA foi selada aos 43 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Alan Costa aproveitou rebote do goleiro Fábio e empurrou para as redes. Thiago Neves teve a oportunidade do empate, mas chutou para fora a cobrança de pênalti a favor de sua equipe.

O Vovô terá que se remontar na reta final do certame, pois, após ser goleado pelo Flamengo na última quarta-feira, 27, por 4 a 1 no Maracanã, ficou sem treinador, visto que Adílson Batista foi demitido. Nomes como Lisca, Thiago Larghi, Luan Carlos e Argel Fucks foram especulados, mas até o momento não houve a confirmação do novo comandante alvinegro.

O Ceará enfrenta Athletico-PR (casa), Corinthians (casa) e Botafogo (fora) nas últimas três rodadas. Por outro lado, o Cruzeiro, principal adversário do Alvinegro cearense na luta contra o descenso, enfrenta Vasco (fora), Grêmio (fora) e Palmeiras (casa) nas rodadas derradeiras.

Já o Leão, agora 100% garantido na primeira divisão no próximo ano, luta por uma vaga na Copa Sul-Americana. O Tricolor está com cinco pontos de vantagem para o primeiro clube fora da zona de classificação à competição continental, o Fluminense, que tem 41 pontos. O Fortaleza também está a cinco pontos de distância do Internacional, que tem 51, primeiro time na zona de pré-Libertadores.