Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Copa do Nordeste 2020 deve ter mudança na fórmula de disputa; clube cearense e Liga desconhecem

Regulamento específico da competição ainda não foi divulgado, mesmo com Estatuto do Torcedor obrigando-o a ser publicado 60 dias antes da competição

Um ano após ser reformulado, o sistema de disputa da Copa do Nordeste deve sofrer uma pequena mudança em 2020. A conta oficial da competição no Twitter divulgou que na fase semifinal os jogos serão entre times de grupos diferentes e não mais do mesmo grupo, como aconteceu em 2019. Dessa forma, os clássicos podem voltar já na semifinal e não mais apenas na final.

A modificação causou estranheza por ser anunciada depois do sorteio dos grupos e da divulgação da própria tabela da primeira fase da competição. É curioso também que o regulamento específico do torneio ainda não tenha sido divulgado, mesmo com o Estatuto do Torcedor estabelecendo que isso deve ocorrer 60 dias antes do início de qualquer certame (e o definitivo, com possíveis alterações sugeridas por quaisquer pessoas, 45 dias antes). Como o primeiro jogo da Copa do Nordeste 2020 está marcado para 21 de janeiro, a data limite seria nesta sexta-feira, 22.

Os clubes e até a Liga do Nordeste parecem não ter sido consultados da mudança. Procurado pelo Esportes O POVO, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, disse desconhecer a mudança, já o presidente da Liga, Eduardo Rocha, também manifestou desconhecimento e informou que a parte de regulamento e tabela são de responsabilidade do departamento de competições da CBF. O presidente do Ceará foi procurado diretamente por ligações e via assessoria de imprensa, mas nenhum retorno foi obtido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na primeira fase da Copa do Nordeste, os oito clubes do Grupo A enfrentam os oito clubes do Grupo B em jogos somente de ida. Como equipes de um mesmo Estado não participam de um mesmo grupo, esta etapa garante clássicos regionais. As fases quartas de final e semifinal aconteceriam dentro de cada grupo (1º x 4º e 2º x 3º e posterior os vencedores desses dois duelos, todos em partida única). O campeão de A encarava o campeão de B na final em dois jogos.

O Fortaleza está no Grupo A, ao lado de ABC-RN, Bahia, Botafogo-PB, CRB-AL, Frei Paulistano-SE, River-PI, Sport-PE. Já o Ceará faz parte do Grupo B, com América-RN, Confiança-SE, CSA-AL, Imperatriz-MA, Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Vitória-BA.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar