Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará e Fortaleza ainda não marcaram gols em cobranças de falta no atual Campeonato Brasileiro

Principais cobradores das duas equipes não marcam gols dessa maneira há bastante tempo
21:15 | Set. 05, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Historicamente a média de gols de falta no Campeonato Brasileiro vem caindo com o passar dos anos. Enquanto a média de gols de falta rodeava um por rodada entre 2010 e 2013, até a 17ª rodada do atual torneio apenas 9 gols foram marcados dessa maneira, uma média de 0,52, de acordo com levantamento do O POVO. Vale ressaltar que essa média é a segunda pior desde a edição de 2010 do Brasileirão, só estando à frente de 2016, quando foram feitos 0,44 gols de falta a cada rodada.

Nem Ceará nem Fortaleza conseguiram fazer gols a partir de cobranças de falta diretas para o gol no Brasileirão 2019. Ricardinho e Juninho, principais cobradores dos clubes rivais, há muito tempo não fazem gols desse jeito. A reportagem do O POVO procurou quando os últimos gols de falta dos jogadores aconteceu.

O último gol de Juninho utilizando o chute direto para o gol a partir de uma falta foi no dia 21 de fevereiro de 2018, quando ele ainda atuava pelo Ceará. O gol foi um dos dois do Vovô de Porangabuçu contra o Londrina, no estádio do Café, em partida válida pela Copa do Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já o caso de Ricardinho, que atualmente tem preferência nas bolas paradas do alvinegro cearense, é ainda mais distante. O último gol do meio-campista dessa maneira foi em 25 de julho de 2015, contra o Mogi Mirim, na Arena Castelão, pela Série B.

Juninho, em entrevista coletiva cedida nesta quinta-feira, 5, revelou que pratica pouco esse fundamento nos treinamentos diários, o que pode influenciar no baixo aproveitamento nesse quesito. “É claro que hoje a gente não tem o tempo ideal para trabalhar esse fundamento. Hoje o futebol está muito competitivo e a gente treina com muita intensidade. Às vezes, quando a gente quer treinar falta, o pessoal da fisiologia dá uma puxada, um freio ali e fala: vamos segurar hoje, o dia foi intenso”, ressaltou.

De acordo com levantamento do Footstats, o Fortaleza é a sexta equipe que menos finaliza para o gol a partir de cobranças de falta, com nove tentativas. Por outro lado, o Ceará é a segunda que mais tenta fazer gols dessa maneira, com 19 tentativas frustradas.Apesar dos números negativos, Juninho crê que em breve os gols de falta irão voltar a acontecer. “Acredito que em breve os gols de falta vão voltar a sair, e se fosse no sábado, diante do nosso torcedor, seria muito especial para mim”, disse o atleta.

O Fortaleza joga no próximo sábado, 7, contra o Fluminense, às 17 horas, na Arena Castelão. Um pouco mais cedo, às 11 horas, o Ceará enfrenta o Corinthians na Arena Corinthians. As partidas são válidas pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

NA PRANCHETA #68 - ONDE O CEARÁ VEM PECANDO NESSA SÉRIE A?

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar