PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

FIFA revela logo da Copa do Mundo de 2022, que será no Catar

De acordo com a entidade, o design do emblema simboliza elementos marcantes da cultura árabe e faz alusão ao "jogo bonito"

Gabriel Lopes
15:48 | 03/09/2019
Logo da Copa do Mundo de 2022
Logo da Copa do Mundo de 2022(Foto: Fifa.com/Divulgação)

Nesta terça-feira, 3, a FIFA divulgou a logo da Copa do Mundo de 2022, que terá como sede o Catar. Segundo a federação, o emblema representa a “visão de um evento que conecta o mundo inteiro”. A logo é desenhada em formato de um oito, em alusão aos oito estádios da Copa de 2022. O oito também pode ser interpretado como o símbolo do infinito, caso seja colocado na horizontal. O modo como esse número vem disposto também é uma representação da taça da Copa do Mundo.

Outra referência da logo são as acentuadas curvas, que fazem menção às curvas das notórias dunas dos desertos da região catari. A escrita no nome “Qatar 2022” também faz reportação à cultura árabe, pois lembra a caligrafia típica da localidade.

A Copa do Mundo de 2022 acontecerá pela primeira vez no final do ano, entre os meses de novembro e dezembro. Essa medida deve-se ao clima do Catar, que atinge temperaturas insípidas para a prática esportiva no meio do ano, quando tradicionalmente acontece a disputa da Copa.

As eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, que o Brasil participa, iniciam-se em março de 2020, tendo desfecho em novembro de 2021. Dez seleções se enfrentam em dois turnos, totalizando 18 rodadas. As quatro primeiras colocadas se classificam diretamente para o mundial, enquanto a quinta colocada disputa uma vaga na repescagem em março de 2022, contra alguma seleção de outra confederação.