PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Presidente da CBF volta a declarar apoio à abertura para investidores estrangeiros

Deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, tem projeto que visa permitir a entrada de investidores estrangeiros nos clubes brasileiros

18:49 | 18/08/2019
Rogério Caboclo afirmou em seu discurso de posse na presidência da CBF ser favorável à abertura de investimentos de fora do País
Rogério Caboclo afirmou em seu discurso de posse na presidência da CBF ser favorável à abertura de investimentos de fora do País (Foto: Divulgação / Lucas Figueiredo / CBF)

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, voltou a declarar apoio à abertura do futebol brasileiro para investidores estrangeiros. Segundo o mandatário máximo do esporte no País, a integração com empresas de fora ajudaria a “reduzir as diferenças” com outros mercados.

“É um processo importante para trazer dinheiro para o futebol e reduzir a diferença com o exterior”, disse Caboclo após a convocação da Seleção Brasileira Olímpica, nessa sexta-feira, 16. Ele já havia se posicionado favorável à mudança logo no seu discurso de posse, em 9 de abril. À época, afirmou ser necessário acelerar a “evolução” do futebol, “dentro e fora do campo”.

Na mesma linha de pensamento, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já anunciou que pretende apresentar, até o fim do ano, projeto de lei que permita investimentos estrangeiros. Segundo o site Globo Esporte, desde o final de julho, o parlamentar percorre por clubes brasileiros e entidades esportivas debatendo o assunto.

Indagado sobre o projeto do parlamentar, Rogério Caboclo preferiu resguardar comentários. “O Rodrigo Maia tem a qualidade para decidir esses pontos. Não é nosso papel pedir nada (em termos tributários)”, respondeu à pergunta sobre detalhes do projeto.

Na ocasião, porém, o presidente da CBF disse ainda que precisa ser avaliada a constitucionalidade de obrigar os clubes a se tornarem empresas – o que é opcional, atualmente.