Saiba quais são as 20 seleções classificadas para a Copa do Mundo
Com a classificação da Argélia, a África chega a quatro seleções na Copa do Mundo de 2026
A Argélia se classificou para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, ao derrotar a Argélia por 3 a 0 nesta quinta-feira, 9, em Oran, na Argélia. Será a quinta participação dos argelinos na história dos Mundiais, depois das edições de 1982, 1986, 2010 e 2014.
Devido uma guerra civil no país, a Somália não mandou o jogo em casa por questões de segurança. Com isso, a federação somali decidiu atuar na casa dos adversários visando o lucro pela lotação dos argelinos. A partida que devolveu os Verdes para a Copa do Mundo teve mais de 40 mil torcedores.
Os gols das Raposas do Deserto foram marcados por El Amine Amoura, aos sete do primeiro tempo e aos 12 da segunda etapa. Mahrez, ex-Manchester City, marcou aos 19 minutos da etapa inicial e foi o principal jogador da equipe durante a campanha.
Leia mais
Com o resultado, a Argélia garante a liderança do Grupo G das Eliminatórias africanas com 22 pontos, quatro à frente da seleção de Uganda, que tem um confronto direto com Moçambique pela vaga na repescagem.
Os moçambicanos têm 15 pontos contra 18 dos ugandenses e matematicamente, ainda podem conquistar a vaga. O empecilho seria o saldo, uma vez que Moçambique precisaria vencer por 10 gols para ir à repescagem.
A Argélia se junta à Tunísia, Marrocos e Egito como os representantes africanos já classificados para o Mundial do próximo ano. O continente terá pelo menos nove seleções no torneio, com um eventual décimo participante, a depender do resultado da repescagem. Nas Eliminatórias da África, os líderes das nove chaves garantem vaga direta, enquanto os quatro melhores segundos colocados disputam um mata-mata por vaga na repescagem.
Classificados à Copa do Mundo de 2026
Países-sede: Canadá, EUA e México.
América do Sul (6 vagas): Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai.
África (9 vagas): Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia + 5.
Ásia (8 vagas): Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Japão, Austrália + 2.
Oceania (1 vaga): Nova Zelândia.
Concacaf (América do Norte/Central) (3 vagas): -
Europa (16 vagas): -
Repescagem intercontinental (disputam duas vagas): Nova Caledônia, Bolívia, um da África, um da Ásia e dois da Concacaf.