Em jogo com paralisação, Palmeiras vence Al Ahly e se aproxima das oitavas do Mundial
Uma vitória na última rodada coloca o Verdão na próxima fase da competição, mantendo vivo o sonho do título para o Alviverde Imponente
A classificação alviverde ficou próxima. O Palmeiras venceu a equipe do Al Ahly, do Egito, por 2 a 0, nesta quinta-feira, 19, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O confronto foi válido pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo de Clubes.
Os gols da partida foram anotados por Abou Ali, contra, e Flaco López. Todos foram no segundo tempo. O time paulista volta a campo na segunda-feira, 23, às 22 horas, contra o Inter Mami, equipe do craque argentino Lionel Messi. Um triunfo paulista classifica o clube às oitavas de final.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Palmeiras 2x0 Al Ahly - O jogo
Sob um calor intenso, Palmeiras e Al Ahly fizeram um primeiro tempo de poucas emoções, marcado mais pelas dificuldades impostas pelas condições climáticas do que por lances de perigo. A forte temperatura comprometeu o rendimento físico das duas equipes, que encontraram dificuldades para manter intensidade ao longo dos 45 minutos iniciais. Ainda assim, o Verdão conseguiu construir a principal chance de gol da etapa.
Aos 17 minutos, Estêvão mostrou mais uma vez por que é uma das grandes promessas do futebol brasileiro. Em jogada individual pela direita, o atacante limpou a marcação com categoria, invadiu a área e finalizou com precisão no contrapé do goleiro egípcio. A bola passou muito perto da trave, arrancando suspiros da torcida alviverde presente no estádio.
Leia mais
O jogo seguiu com poucas finalizações, e o lance mais polêmico ocorreu aos 36 minutos. Raphael Veiga foi expulso após um carrinho duro no meio de campo. A arbitragem, no entanto, foi chamada ao VAR e, após análise das imagens, reverteu a decisão, trocando o vermelho direto por um cartão amarelo, para alívio do time brasileiro.
O Al Ahly tentou responder na base das bolas aéreas, principalmente nos minutos finais, mas parou no bom posicionamento defensivo do Palmeiras. A equipe egípcia teve mais posse de bola na reta final do primeiro tempo, mas faltou objetividade no último terço do campo.
Com isso, o duelo foi para o intervalo sem alterações no placar, em um primeiro tempo mais estudado do que jogado, à espera de mais emoção e fôlego na segunda etapa. O que aconteceu.
Logo com quatro minutos do segundo tempo, um gol contra para desafogar a forte presença de palmeirenses presentes no MetLife e por todo o Brasil. Anibal Moreno cobrou falta na área, o centroavante Abou Ali desviou contra o próprio patrimônio e tirou o zero do placar.
Pouco tempo depois, com um domínio ainda mais claro no jogo, o segundo tento veio, com a mão sempre precisa de Abel Ferreira. O português colocou em campo Flaco López e Maurício.
O meia encontrou passe para o argentino, que saiu de cara com o goleiro e chutou nem canto, indefensável, ampliando o placar.
Depois do gol, o jogo foi paralisado. Houve um alerta de tempestade em Nova Jersey, e por determinação de protocolo das autoridades americanas, as partidas devem parar. 45 minutos depois, o jogo retornou. Vale salientar, que não houve chuvas na região do estádio.
Em campo, o que se percebeu foi que a pausa abaixou a condição física dos atletas. Fator esse, porém, foi bom para o Palmeiras, que soube controlar o jogo e sair com o resultado positivo.
Palmeiras 2x0 Al Ahly - Ficha técnica
Palmeiras
4-5-1: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Emiliano Martínez), Richard Rios, Estevão (Vanderlan), Raphael Veiga (Maurício) e Facundo Torres (Paulinho); Vitor Roque (Flaco López). Tec: Abel Ferreira
Al Ahly
4-3-3: El Shenawy; Hany, Dari (Ramadan), Yasser Ibrahim e Attiyat Allah (El Shahat); Attia, Fathy (Afsha) e Bem Romdhane; Zizo, Abou Ali (Gradisar) e Trezeguet (Bencharki). Téc: José Rivero
Data: 19/6/2025
Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos
Árbitro: Anthony Taylor (ING)
Assistentes: Gary Beswick (ING) e Adam Nunn (ING)
Gols: Abou Ali - contra (3'2T) e Flaco López (13' - 2T)
Cartões amarelos: Raphael Veiga, Piquerez, Giay (PAL); Attiyat Allah, Attia e Fathy (ALH)