Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Pelé desmente desmaio e internação e diz: "Estou muito bem de saúde"

Segundo postagem em conta oficial do tricampeão do mundo, o ex-craque do futebol de 80 anos foi ao hospital fazer exames de rotina adiados devido à pandemia de Covid-19
16:53 | Ago. 31, 2021
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pelé desmentiu, através das suas redes sociais, um boato que surgiu na internet de que ele havia sido internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um desmaio. Aos 80 anos, o tricampeão mundial com a seleção disse que foi realizar exames de rotina adiados em 2020 por conta da pandemia de Covid-19 e brincou: "Avisem que eu não jogo no próximo domingo.”

"Pessoal, eu não desmaiei e estou muito bem de saúde. Fui fazer meus exames de rotina, que não havia conseguido fazer antes por causa da pandemia. Avisem que eu não jogo no próximo domingo", esclareceu Pelé.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pelé (@pele)

Por fazer parte do grupo de risco, o rei do futebol tem ficado em casa e evita aglomerações desde o início da pandemia. Em março, Pelé recebeu sua primeira dose da vacina contra a Covid-19 e aproveitou para alertar sobre a necessidade das pessoas continuarem se cuidando.

"Nós precisamos manter a disciplina para preservar vidas enquanto muitas pessoas ainda não foram imunizadas. Por favor, lavem bem as mãos e continuem em casa, se possível. Quando você sair, não esqueça de usar máscara e de manter o distanciamento social. Isso vai passar se conseguirmos pensar no próximo e ajudar uns aos outros."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Avião Solidário: pele de tilápia do Ceará recebe tratamento em São Paulo para uso medicinal

Economia
18:32 | Ago. 06, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo

Reconhecido internacionalmente, o projeto desenvolvido na Universidade Federal do Ceará que utiliza pele de tilápia no tratamento de queimaduras recebeu o apoio do Avião Solidário da Latam e deve ter 75 quilos de pele do peixe transportados para São Paulo entre este ano e o primeiro semestre de 2022.

A pele será levada para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), onde receberá a radioesterilização - processo necessário para que as peles de tilápia possam ser usadas como curativos biológicos no cuidado de queimaduras.

O material é destinado à pesquisa pelo setor de piscicultura de Itarema, a 214 quilômetros de Fortaleza, e será usado pelo Instituto de Ajuda aos Queimados (IAQ), do Ceará, que fechou parceria com a Latam para o transporte das peles entre São Paulo e Ceará, e retorno.

LEIA MAIS

+Pele de tilápia é usada para tratar queimaduras em hospital do Rio de Janeiro

+SUS poderá incorporar pele de tilápia para tratamento de queimados

+Oito descobertas científicas da UFC e do IFCE que você precisa conhecer

"A utilização da pele de tilápias que seriam descartadas é fundamental para salvar a vida de pessoas e animais vítimas de queimaduras", reforça a nota da Latam.

A companhia aérea comemora 25 anos de projetos solidários em 2021 e contabiliza mais de 13 mil passagens doadas para projetos sociais, mais de 4,5 mil animais transportados para preservação ambiental e mais de 13 mil órgãos e tecidos transportados para transplante.

"Por meio do programa Avião Solidário, a companhia transporta pessoas e cargas em prol de causas humanitárias, ambientais, de saúde e educação por meio de apoio à ONGs em projetos de longo prazo ou em situações emergenciais", diz a empresa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza bate CRB por 1 a 0 e garante vaga nas quartas de final da Copa do Brasil

Vaga carimbada
18:28 | Ago. 04, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O faro de gol do experiente atacante Wellington Paulista foi mais uma vez decisivo e garantiu nova vitória do Fortaleza sobre o CRB-AL, desta vez por 1 a 0, nesta quarta-feira, 4, no estádio Rei Pelé, em Maceió, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, carimbando vaga para a próxima fase do torneio.

O único tento do confronto foi marcado pelo camisa 9 do Tricolor nos acréscimos do primeiro tempo - o centroavante se isolou na artilharia do elenco na atual edição da competição, com quatro gols. O time de Juan Pablo Vojvoda já havia vencido a partida de ida por 2 a 1 e confirmou presença na etapa seguinte.

Classificado para as quartas de final do mata-mata nacional, o Leão embolsa premiação de R$ 3,45 milhões e iguala a melhor campanha do clube na história do certame. O adversário da próxima fase será conhecido em sorteio na próxima sexta-feira, 6, às 15 horas, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A equipe do Pici voltará a campo diante do líder Palmeiras-SP no próximo sábado, 7, às 21 horas, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 15ª rodada da Série A.

O jogo

Para o confronto em Maceió, o técnico Juan Pablo Vojvoda promoveu mudanças na formação: optou por Marcelo Boeck no gol, escalou Jackson no posto de Marcelo Benevenuto e deu vez a Ronald e Wellington Paulista nas vagas de Matheus Vargas e Robson. Allan Aal, por sua vez, trocou Erik pelo velocista Jajá no ataque do CRB-AL.

O cenário do primeiro tempo no Rei Pelé se assemelhou à etapa inicial na Arena Castelão, mas com placar diferente: o Galo conseguiu assustar, mas o Tricolor dominou as ações e conseguiu sair na frente. Logos nos primeiros cinco minutos, Ronald e Éderson arriscaram chutes da entrada da área para defesa de Diogo Silva.

O duelo se equilibrou no decorrer dos 45 minutos iniciais, mas ficou movimentado na reta final. Aos 24, Lucas Crispim cobrou falta cruzada, o arqueiro alagoano cortou mal, e Tinga ficou com a sobra na área para cabecear por cima da meta. Aos 36, Yago Pikachu experimentou finalização de primeira da entrada da área por cima do gol, sem perigo.

O CRB-AL chegou duas vezes em sequência com perigo em jogadas de Jajá: aos 38, o camisa 7 fez jogada individual e tocou para Bressan, que dominou na entrada da área e bateu cruzado, rasteiro, à direita de Marcelo Boeck; no minuto seguinte, Jajá invadiu a área pela esquerda, cruzou rasteiro, e Nicolas Careca finalizou na pequena área, mas o arqueiro do Leão sai do gol para abafar e fazer a defesa.

O Tricolor respondeu aos 41 minutos, quando Tinga ficou com rebote na entrada da área, passou entre dois marcadores e chutou colocado à direita de Diogo Silva. O gol visitante saiu nos acréscimos: aos 47, David achou Yago Pikachu na ponta direita, o camisa 22 cruzou rasteiro, e Wellington Paulista emendou chute colocado de primeira no canto esquerdo da meta para balançar as redes.

Com a vantagem no placar, o Fortaleza conseguiu se manter superior no segundo tempo, com maior presença ofensiva e poucos espaços concedidos aos donos da casa. Aos nove minutos, Yago Pikachu recebeu lançamento na ponta direita da área, cruzou, e Wellington Paulista chutou de primeira para defesa de Diogo Silva.

Aos 16, o camisa 9 apareceu novamente na área, desta vez em cabeceio, para nova defesa do camisa 12 do Galo. Três minutos depois, Lucas Crispim cobrou escanteio da direita, Titi subiu livre e cabeceou para nova intervenção do arqueiro alvirrubro.

Allan Aal fez trocas para tentar dar mais ofensividade ao CRB-AL, mas os donos da casa não conseguiram balançar as redes. Vojvoda, por sua vez, mexeu na equipe para poupar algumas peças - não deu vez aos recém-regularizados Edinho e Ángelo Henríquez.

O último lance de perigo do duelo foi aos 46, quando Matheus Vargas puxou contra-ataque, tocou para Yago Pikachu, que tocou rasteiro, Robson finalizou diante do zagueiro, sem goleiro, e não conseguiu fazer o segundo gol. Os donos da casa ainda assustaram no último minuto, em cabeçada de Tinga contra a própria meta, mas o Fortaleza assegurou o triunfo por 1 a 0 e garantiu a classificação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags