Sarto sobre Lula e Bolsonaro: "Atentam contra a democracia fugindo do debate"

Prefeito de Fortaleza criticou os presidenciáveis em entrevista à Rádio CBN

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ambos candidatos na disputa pelo Palácio do Planalto, por não confirmarem presença no debate que seria realizado por um consórcio de veículos de comunicação. O político deu as declarações durante entrevista realizada na manhã desta sexta-feira, 12, na Rádio CBN.

“Ontem, que foi um dia que se leu uma carta pela democracia, Lula e o Bolsonaro, abraçados, atentam contra a democracia fugindo do debate. Esse não é o país que queremos”, disse o pedetista. Ele se referiu aos atos em defesa do Estado Democrático de Direito e do sistema eleitoral que ocorreram em diversas cidades espalhadas pelo País nesta quinta-feira, 11.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O consórcio de veículos de imprensa cancelou a realização do debate, em formato de pool, por falta da confirmação das presenças de Lula e Bolsonaro, os líderes das pesquisas de intenção de voto para o Planalto. O grupo que faria o evento inclui: o Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, G1, Valor, UOL e O Globo. O encontro estava previsto para ocorrer em 14 de setembro, com os quatro primeiros colocados na corrida presidencial. A realização, no entanto, era condicionada à confirmação da participação de ao menos três dos postulantes ao cargo, o que não ocorreu.

“Eu queria parabenizar a CBN e lamentar que não haja debate sobre o Brasil nessas eleições. (....) O não debate é uma cortina, eu diria aí de fumaça, para esconder deficiências e ineficiências de alguns candidatos. Eu fico muito triste! Eu sou uma dessas pessoas que, após a redemocratização do Brasil, a gente aprende que é com o ponto e o contraponto que você me mostra as minhas contradições e eu me convenço ou não delas. Lamentavelmente nós não teremos debate”, ressaltou Sarto durante a entrevista.

O pedetista participou de um quadro jornalístico da emissora, que entrevista representantes dos concorrentes à Presidência para falar sobre algumas áreas dos seus programas de governo. O prefeito de Fortaleza abordou as propostas para a Saúde do presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 josé sarto lula jair bolsonaro debate presidente debate presidentes brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar