Quem é Elmano de Freitas, nome escolhido pelo PT para disputar o Governo do Ceará

Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o deputado estadual é filiado ao PT desde 1989, quando iniciou a luta social nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Já foi candidato a prefeito de Fortaleza e de Caucaia

O ex-governador Camilo Santana (PT) anunciou, neste domingo, 24, o deputado estadual Elmano de Freitas como pré-candidato a governador do Ceará pelo PT. Filiado ao partido desde 1989, o parlamentar possui uma longa trajetória na sigla, sendo hoje o líder do PT na Assembleia Legislativa do Ceará. Já foi candidato a prefeito de Fortaleza (2012) e de Caucaia (2020), sendo derrotado em ambas as vezes.   

Elmano de Freitas da Costa nasceu no município de Baturité, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, e da professora Elma de Freitas da Costa. Na academia, se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A sua luta social começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), bem como na defesa jurídica e política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na condição de advogado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Elmano foi coordenador Renap entre 2001 e 2009. Logo depois, foi coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e secretário de Educação de Fortaleza. Em 2012, o petista candidatou-se a prefeito de Fortaleza, apoiado por Luizianne, mas foi derrotado por Roberto Cláudio (PDT) no 2º turno, em disputa acirrada. 

Em 2013, tomou posse como presidente do PT Fortaleza. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi reeleito deputado estadual com 68.594 votos.

No mandato atual, é líder da bancada do PT e presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa. Candidatou-se à Prefeitura de Caucaia (CE) nas eleições de 2020, ficando apenas em quarto lugar. O vencedor foi o atual prefeito Vitor Valim (Pros). 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Elmano de Freits PT Camilo governador do Ceará eleições 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar