Prefeitos e outros membros do PSB querem rediscutir apoio à candidatura de Roberto Cláudio

O documento é assinato por diversas lideranças do PSB que cobram outra postura do partido do estado, que nacionalmente apoia a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República

A posição de apoio do PSB no Ceará à candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) ao Governo do Ceará tem incomodado fililiados do partido. Neste domingo, 25, membros da sigla não ficaram satisfeitos com a presença do presidente estadual da sigla, deputado federal Denis Bezerra, na conveção do PDT e decidiram emitir um manifestor solicitando que o PSB rediscuta a posição eleitoral no Ceará. 

O documento é assinato por diversas lideranças do PSB que cobram outra postura do partido do estado, que nacionalmente apoia a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República por meio da Federação Brasil da Esperança, junto com PT,  PV, PCdoB, Psol, Rede e Solidariedade. Neste sentido, os socialistas ficariam ao lado do PT no Ceará, no palanque do pré-candidato Elmano de Freitas (PT) ao Palácio da Abolição. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Nós que fazemos o PSB sempre defendemos a aliança atual que dá sustentação ao Governo do Ceará. Porém, diante do novo cenário que se apresenta, inclusive com importante protagonismo do PSB na aliança nacional, que eleva fortemente o nome e as propostas do nosso partido, solicitamos a abertura da discussão para avaliarmos a nossa política de alianças no Ceará", inicia o manifesto. 

O texto defende não ser possível "ignorar o papel que nosso partido assume na disputa da Presidência da República" e cobra uma reavaliação da posição política da sigla após o rompimento da aliança entre PT e PDT. "Os novos fatos impõem serenidade, resiliência e ousadia. O PSB possui longa história em defesa da democracia e por uma sociedade mais justa, mais farta e mais fraterna. É esse sentimento que nos leva a conclamar que seja reavaliada a atual decisão no Ceará", conclui o documento. 

Assinam o texto diversas lideranças socialistas do estado, entre eles Zé Maria Lucena (prefeito de Limoeiro do Norte), Ana Flávia (prefeita de Acaraú), Adail Melo (prefeito de Groaíras), Isabela Fernandes (prefeita de Guaiuba), Marcos Silva, o Marcão (prefeito de Ibiapina), Odorico Monteiro (ex-Deputado Federal e Membro do Diretório Estadual e Nacional do PSB), Osmar de Sá Ponte, entre outros nomes. 

Neste domingo, Denis Bezerra esteve ao lado de RC e do candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes. Eles chegaram juntos ao colégio Farias Brito, em Fortaleza. Na solenidade, apesar de poucas, algumas bandeiras do PSB foram vistas pela reportagem. Denis tem ficado ausente das reuniões com o PT estadual, mesmo o partido estando coligado com o PT nacionalmente.

Na solenidade, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse ter como garantido o apoio do PSB à candidatura de RC ao Governo do Ceará após acordo firmado com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. No entanto, o cenário pode mudar ainda nesta semana, visto que o governador Camilo Santana tentará o apoio dos socialistas para as eleições estaduais em encontro com Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, e Lula.

O PSB é o partido de Geraldo Alckmin, vice na chapa do ex-presidente petista. A ideia de Camilo é de que as conversas possam se aprofundar e mais partidos possam vir para a aliança recém-nascida. Hoje, ela conta com PT, PV, PCdoB, MDB e PP. 



 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PSB Denis Bezerra eleições 2022 PDT PT

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar