Evandro Leitão retira pré-candidatura e declara apoio a Izolda

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará alegou que o fato decisivo para sua desistência deve-se a conversa com o prefeito de Sobra, Ivo Gomes (PDT), neste domingo, 17

14:25 | Jul. 18, 2022

Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, e Izolda Cela, governadora do Estado (foto: FABIO LIMA)

Em mais um lance da definição no PDT, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), retirou a pré-candidatura a governador e declarou apoio oficialmente à reeleição da governadora Izolda Cela (PDT). Seguem na disputa, além de Izolda, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o deputado federal Mauro Filho. A decisão está prevista para esta tarde, às 17 horas, em reunião do diretório estadual do PDT Ceará.

 

Em publicação nas redes sociais, o presidente do Poder Legislativo estadual disse que tomou a decisão após conversar com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT) no domingo, 17, e ouvir dele sobre a conversa com o senador Cid Gomes (PDT) e a defesa feita, conforme Ivo, do apoio à reeleição da governadora. "Ouvi dele relato de conversa que teve com o irmão, nosso líder Cid Gomes, defendendo claramente o nome de Izolda Cela para representar nosso projeto como candidata, fato amplamente divulgado pela imprensa", escreveu Evandro.

A desistência de Evandro em favor de Izolda era esperada por apoiadores de Roberto Cláudio desde a semana passada. Em reunião na segunda-feira, 11, com as bancadas estadual e federal do PDT, o presidente da Assembleia se tornou alvo principal de cobranças.

Em nota, Evandro defendeu sempre ter atuado “para melhorar a qualidade de vida dos cearenses”. “Tenho orgulho da minha trajetória e do projeto político do qual participo. Sem dúvidas, conseguimos transformar o Ceará em um Estado referência para todo o Brasil nas mais diversas áreas”, escreveu. O deputado afirmou, inicialmente, ter colocado o nome à disposição do partido para “continuar o importante trabalho” do seu grupo político no Estado.

Logo depois, o parlamentar declarou ter repensado a pré-candidatura a partir do início da gestão Izolda, no cargo após a saída do ex-governador Camilo Santana (PT). Segundo ele, a governadora é a “a primeira mulher da história" e vem "atuando com firmeza, competência e com o legítimo direito à reeleição”. "Vendo a forma como ela passou a agregar apoios de partidos aliados e de diversos segmentos da sociedade, fundamentais para o fortalecimento do projeto", completa.

"Diante disso, anuncio agora a retirada de minha pré-candidatura ao Governo do Estado para me somar a um projeto em que acredito, um projeto em que defendo Izolda Cela governadora por mais quatro anos para avançar nas profundas transformações pelas quais passamos", enfatizou Evandro. 

Diante disso, anuncio agora a retirada de minha pré-candidatura ao Governo do Estado para me somar a um projeto em que acredito, um projeto em que defendo Izolda Cela governadora por mais quatro anos para avançar nas profundas transformações pelas quais passamos.

— Evandro Leitão (@EvandroLeitao) July 18, 2022

Evandro Leitão já tinha dado declaração, em março, de que trabalhava pensando na reeleição como deputado estadual. Em abril, fez sinalização de apoio a Izolda: "Se Deus quiser, ao longo do seu mandato, nos nove meses e, se Deus quiser, mais quatro anos à frente do Governo do Estado do Ceará, possa ser repleto de sabedoria."