Pesquisa Vox Populi: Izolda fica 20 pontos atrás de Wagner, mas vence se associada a apoiadores

Roberto Cláudio aparece tecnicamente empatado com o Capitão Wagner na disputa pelo Governo do Ceará. Pesquisa mede o impacto para Izolda dos principais apoios

Mais um ingrediente foi incluído na disputa interna do PDT para definição da candidatura ao governo do Ceará. Pesquisa Vox Populi contratada pela Carta Capital mostra Capitão Wagner (União Brasil) tecnicamente empatado com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). O pré-candidato do União Brasil tem 39% das intenções de voto, e o ex-prefeito tem 37%. Quando Izolda Cela é a candidata do PDT, Wagner vai a 48% das intenções de voto, e a hoje governadora aparece com 28%. Porém, o cenário muda bastante quando os nomes são associados a potenciais apoiadores.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quando Izolda é apresentada com os apoios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ex-governador Camilo Santana (PT), do senador Cid Gomes (PDT) e do ex-governador Ciro Gomes (PDT), ela vai a 52%. Wagner, associado ao apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), fica com 30%.

A pesquisa Vox Populi já é difundida por petistas em defesa de Izolda. O levantamento é usado para destacar o potencial da governadora com os apoios que poderia ter, em contraponto à pesquisa Quaest contratada pelo PDT.

A divulgação da Vox Populi ocorre dias antes da reunião do diretório estadual do PDT marcada para segunda-feira, 18, para tentar solucionar o impasse entre Roberto Cláudio e Izolda.

O Vox Populi entrevistou 1.304 eleitores em 76 municípios do Ceará entre 10 e 13 de julho. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais. O número de registro na Justiça Eleitoral é CE-07608/2022.

Petistas

A pesquisa também faz simulações com três deputados federais petistas como candidatos a governador. Em cenário contra Capitão Wagner e Roberto Cláudio, os três ficam bem atrás: Luizianne Lins tem 19%, José Airton tem 10% e José Guimarães, 8%. A Carta Capital não informa os percentuais de Wagner e RC nestes cenários, mas informa que estão à frente dos petistas. Porém, quando os deputados são associados ao apoio de Lula e de Camilo Santana, assumem a liderança: Luizianne e José Airton ficam com 39%. Guimarães, com 36%.

No cenário em, que Luizianne é a candidata, ela tem 39%, Wagner apoiado por Bolsonaro tem 27% e Roberto Cláudio, com apoio de Ciro e Cid, tem 22%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa em que o eleitor é questionado sobre em quem vai votar sem ver a lista com as alternativas, o ex-governador Camilo Santana ainda aparece, embora não possa ser candidato ao governo — ele deverá ser postulante ao Senado. Wagner lidera e Izolda fica à frente de Roberto Cláudio, mas em empate técnico. Confira:

Capitão Wagner (União Brasil): 11%

Camilo Santana (PT) - não pode concorrer a governador: 6%

Izolda Cela (PDT): 5%

Roberto Cláudio (PDT): 3%

Rejeição

Os petistas aparecem com a maior rejeição no levantamento:

José Guimarães (PT): 65%

José Airton Cirilo (PT): 55%

Luizianne Lins (PT): 53%

Izolda Cela (PDT): 40%

Capitão Wagner (União Brasil): 39%

Roberto Cláudio (PDT): 39%

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar