"Cid pediu a Ciro que o representasse", diz André Figueiredo sobre escolha de candidato

Ausência do senador pedetista das articulações para a sucessão estadual tem causado estranheza em aliados

O presidente do PDT no Ceará, deputado federal André Figueiredo, deu uma explicação para o "sumiço" do senador Cid Gomes das articulações para a escolha do candidato ao Palácio da Abolição. Segundo André, Cid terceirizou para o irmão Ciro Gomes a missão de coordenar a sucessão estadual. "O Cid pediu, nesses momentos finais, para que o Ciro o representasse", revelou. Ao longo dos últimos anos, coube a Cid fazer as principais costuras políticas que garantiram ao grupo uma sequência de vitórias eleitorais no estado. 

Desde maio, entretanto, que o ex-governador cearense não participa de momentos-chaves da definição da candidatura pedetista. Não esteve presente, por exemplo, ao encontro do PDT em Fortaleza realizada em 15 de junho. Na ocasião, o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, fez efusiva defesa do nome do ex-prefeito Roberto Cláudio como candidato ao Governo do Estado. "O melhor prefeito do Brasil vai virar governador", cantarolou. Postura que aumentou a tensão dentro da base aliada, com direito a reclamação do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No último dia 28, nova ausência de Cid. Ciro comandou a reunião com os quatro pré-candidatos do PDT e anunciou a realização de uma pesquisa cujo resultado seria um dos critérios para a definição do nome. Dois dias depois, a governadora Izolda Cela minimizou a ferramenta, alegando que pesquisas retratam apenas o retrato do momento a três meses da eleição.

LEIA MAIS: Presidente do PDT diz que não serão admitidas "vozes discrepantes" após decisão de candidatura

Nesta segunda, nada de Cid outra vez. Ou seja, tudo está mesmo sob o comando de Ciro Gomes, a quem André Figueiredo rende elogios. "O Ciro tem trazido para si mesmo a campanha federal, que ele é o nosso pré-candidato à Presidência. Ele tem visto que o Ceará merece toda a atenção, e ele, como mais experiente desse grupo que há algum tempo faz o Ceará um exemplo do Brasil, trouxe para si a responsabilidade de me ajudar nessa coordenação. Eu, como presidente estadual, ele como um dos vice-presidentes nacionais e, claro, nosso pré-candidato à Presidência e, claro, ex-governador do Ceará", explicou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Reunião PDT Ceará eleições André Figueiredo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar