Cristovam Buarque ironiza Ciro: "Daqui a pouco vamos desejar que vá logo para Paris"

Nesta semana, o presidenciável do PDT gerou nova turbulência entre petistas e pedetistas no Ceará ao atacar o ex-governador Camilo Santana (PT)

O ex-senador e ex-ministro Cristovam Buarque (Cidadania) ironizou a postura do presidenciável Ciro Gomes (PDT) a três meses do primeiro turno das eleições de 2022. Nesta semana, Ciro agravou a turbulência entre petistas e pedetistas no Ceará ao questionar se o ex-governador Camilo Santana (PT) ainda é um aliado estadual do seu partido.

“Daqui a pouco vamos desejar que o Ciro vá logo para Paris”, escreveu Cristovam no Twitter, comentando uma publicação da presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que afirmava que Ciro precisa parar de culpar o ex-presidente Lula (PT) pelos problemas da sua candidatura. A fala é referência ao segundo turno das eleições de 2018, quando Ciro fez viagem para a França e não aderiu à campanha de Fernando Haddad (PT) contra o então candidato Jair Bolsonaro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O PT e o governador Camilo foram leais à aliança com o PDT no Estado (Ceará). Sempre estiveram com Lula, pelo Brasil. Dizer que Camilo troca apoio por cargo é ofensa a ele, à verdade, que um aliado não pode cometer”, escreveu Gleise na última sexta-feira, 8.

Na quinta-feira, 7, Ciro afirmou que o projeto político no Estado "está ameaçado" e chegou a dizer que Lula está se acertando com o ex-senador Eunício Oliveira (MDB) e "pegou" Camilo após, supostamente, prometer cargo em um Ministério, caso eleito.

No Ceará, a disputa interna do PDT pela nomeação concentra-se de forma mais intensa entre a governadora Izolda Cela, defendida por Camilo, petistas e outros partidos da base aliada, e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, preferido de Ciro e de parte dos pedetistas. Nesta semana, Izolda e RC tornaram-se motivo de acirramento entre setores do PDT e aliados, com declarações fortes de ambos os lados.

Após a fala de Ciro, Camilo foi às redes sociais e, sem citar o presidenciável pedetista, defendeu firmemente a candidatura da governadora Izolda Cela à reeleição. Ele afirmou que defender o nome da governadora à reeleição trata-se de “questão de justiça”. Embora já tivesse feito sinalizações, essa foi a primeira vez que Camilo deixou explícita a sua preferência.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ex-ministro cristovam buarque ex-governador camilo santana presidenciável ciro gomes eleições 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar