Lula sobe 1 ponto e Bolsonaro cai 1 na pesquisa Datapoder; em 2º turno, petista abre 17 pontos

Oscilações no 1º turno ficaram dentro da margem de erro, mas variação em simulação de 2º turno é expressiva

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira, 22, mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto, contra 34% de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente oscilou positivamente um ponto. Já o atual presidente oscilou um ponto para baixo. As movimentações foram dentro da margem de erro. Ciro, assim como todos os demais candidatos, nem se mexeram.

1º turno:

Lula (PT): 44% (+1 ponto em relação à pesquisa anterior)
Bolsonaro (PL): 34% (-1)
Ciro Gomes (PDT): 6% (não se mexeu)
Janones (Avante): 2% (=)
Bivar (União Brasil): 1% (=)
Eymael (DC): 1% (=)
Simone Tebet (MDB): 1% (=)
d'Ávila (Novo): 0 (=)
Manzano (PCB): 0 (=)
Marçal (Pros): 0 (=)
Péricles (UP): 0 (=)
Vera (PSTU): 0 (=)
Branco/nulo: 4% (-1)
Não sabem: 5% (=)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ciro Gomes (PDT) tem 6% da preferência; André Janones (Avante), 2%; Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e Eymael (DC) empatam em 1%.

 

Na simulação de 2º turno, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro alcançou 17 pontos porcentuais. O petista tem 52% das intenções de voto em um embate direto com o chefe do Executivo, que tem 35%, de acordo com a pesquisa. É a maior diferença entre os dois presidenciáveis no segundo turno desde janeiro deste ano, quando a vantagem de Lula era de 22 pontos. Entre o fim de agosto e o começo de setembro de 2021, o ex-presidente chegou a ter 25 pontos a mais que Bolsonaro, também de acordo com o PoderData.

 

2º turno

Lula: 52% (+2 pontos)
Bolsonaro: 35% (-5 pontos)
Branco/nulo: 8%
Não sabem: 5%

Obs.: A soma pode não fechar 100% devido a arredondamentos

A pesquisa PoderData ouviu 3 mil pessoas entre 19 e 21 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas em 302 municípios nas 27 unidades da federação. As consultas foram feitas por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Registro no TSE: BR-07003/2022.

O PoderData também apontou que Lula tem 45% das intenções de voto entre quem recebe o Auxílio Brasil. Como mostrou o Estadão há algumas semanas, Bolsonaro está insatisfeito com a campanha de comunicação envolvendo o benefício e quer emplacar melhor o seu nome como criador do programa.

 

Agregador de Pesquisas O POVO

A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que também mostra os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado no Estado. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.

O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 Lula Bolsonaro pesquisa FSB pesquisa BTG 1º turno

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar