Eleitor de Ciro Gomes é o que mais admite que ainda pode mudar voto, diz pesquisa FSB

Dois em cada três eleitores de Ciro dizem que ainda podem mudar de ideia

Terceiro colocado em intenções de voto para presidente da República, Ciro Gomes (PDT) é o candidato com maior proporção de eleitores que reconhecem que ainda podem mudar o voto entre os primeiros colocados, segundo pesquisa FSB / BTG, divulgada nesta segunda-feira, 13. Entre os que declaram intenção de votar no pedetista, 67% dizem que ainda podem mudar de posição, enquanto 32% afirmam que a decisão está tomada e não mudará mais. A indecisão do eleitor de Ciro cresceu. Em maio, eram 44% os que diziam que estão decididos e não vão mudar de posição.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem apenas 16% de eleitores que afirmam que ainda podem mudar o voto, enquanto 83% afirmam que não mudarão mais de candidato.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 19% de eleitores que dizem que voto pode mudar, enquanto 81% dos que declaram voto nele afirmam que a decisão é definitiva.

Certeza na decisão de voto:

Lula (PT)
Já está tomada e não vai mais mudar - 81%
Pode mudar - 19%

Bolsonaro (PL)
Já está tomada e não vai mais mudar - 83%
Pode mudar - 16%

Não voto
Já está tomada e não vai mais mudar - 47%
Pode mudar - 46%
Não sabe / não respondeu - 7%

Ciro Gomes (PDT)
Já está tomada e não vai mais mudar - 32%
Pode mudar - 67%

Simone Tebet (MDB)
Já está tomada e não vai mais mudar - 36%
Pode mudar - 67%

Na pesquisa divulgada nesta segunda, Lula lidera com 44% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro. Ciro Gomes tem 9%.

Veja os números da pesquisa estimulada:

Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Simone Tebet (MDB): 2%
André Janones (Avante): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
José Maria Eymael (DC): 0
Leonardo Péricles (UP): 0
Luciano Bívar (União): 0
Sofia Manzano (PCB): 0
Vera Lúcia (PSTU): 0
Nenhum: 5%
Branco/nulo: 2%
Não sabe/não respondeu: 2%

A pesquisa foi realizada entre 10 e 12 de junho e foram ouvidas 2 mil pessoas por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi protocolada no TSE sob o registro BR-03958/2022. As somas podem não fechar 100% devido a arredondamentos.

Sem cada um deles chegar a 1%, José Maria Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano, Luciano Bivar, Leonardo Péricles e Pablo Marçal somam juntos 2% das intenções de voto.

Lula oscilou dois pontos para baixo desde a pesquisa de maio. Bolsonaro e Ciro Gomes se mantêm iguais. A pesquisa não indica definição da eleição em primeiro turno.

Foram feitas cinco simulações de segundo turno.

Lula x Bolsonaro

Lula - 54%

Bolsonaro - 36%

Branco/nulo/nenhum: 8%

Não sabe/não respondeu: 1%

Lula x Ciro Gomes

Lula - 48%

Ciro Gomes - 32%

Branco/nulo/nenhum: 20%

Não sabe/não respondeu: 1%

Lula x Simone Tebet

Lula - 55%

Simone Tebet - 25%

Branco/nulo/nenhum: 19%

Não sabe/não respondeu: 1%

Bolsonaro x Ciro Gomes

Bolsonaro - 48%

Ciro Gomes - 38%

Branco/nulo/nenhum: 13%

Não sabe/não respondeu: 1%

Bolsonaro x Simone Tebet

Bolsonaro - 40%

Simone Tebet - 40%

Branco/nulo/nenhum: 19%

Não sabe/não respondeu: 1%

Agregador de Pesquisas O POVO

A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.

O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 Lula Bolsonaro pesquisa FSB pesquisa BTG 1º turno

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar