Ciro dará aula inaugural da Escola do Parlamento, em Fortaleza

O presidenciável irá ministrar palestra cujo tema é: "A importância do parlamento para a democracia"


O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) será o convidado especial do lançamento da Escola do Parlamento, vinculada à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Caberá ao ex-governador do Ceará ministrar a aula magna dessa inauguração, abordando em palestra o tema "A importância do parlamento para a democracia". O evento acontece nesta segunda-feira, 30, a partir das 9 horas, no Auditório Vereador Ademar Arruda.

A última passagem de Ciro pelo Legislativo foi entre 2007 e 2011, quando exerceu o mandato de deputado federal. No período, não apresentou nenhum projeto de lei e foi um dos 10 mais faltosos: das 412 sessões deliberativas da Câmara, registrou presença em apenas 224 (54,4%), segundo levantamento do site Congresso em Foco. O ex-ministro já reconheceu que não guarda boas lembranças da época, e justifica o baixo rendimento pela influência que adversários como Michel Temer (MDB), presidente da Casa entre 2009 e 2011 e seu arquirrival, exerciam na época.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A CMFor é presidida por um correligionário de Ciro, o vereador Antônio Henrique. Segundo o pedetista, o novo espaço terá o papel de aprimorar as funções dos servidores, garantindo que o resultado dos trabalhos legislativos fiquem mais qualificado. “Essa instituição é fundamental para garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma efetiva para o cidadão. A Escola do Parlamento terá a função principal de estimular e dar condições para o aperfeiçoamento técnico e educacional dos nossos servidores, estimulando a pesquisa acadêmica, a qualificação profissional e o intercâmbio com outros parlamentos e o que há de mais atual nas diversas áreas que atravessam o trabalho legislativo”, afirmou.

Aprovado em dezembro do ano passado por unanimidade pelos vereadores da Casa, a Escola do Parlamento deve ofertar aos mandatários, assessores e servidores suporte e treinamento para o exercício das atividades legislativas e administrativas relacionadas ao mandato. Também deverá qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico.

As inscrições para os primeiros três cursos começam em junho. Eles serão ofertados não somente para os servidores da Câmara, mas também para outros profissionais que se interessarem pelos temas. São eles: "A Nova Previdência dos Servidores Públicos Municipais", "A arte de falar em público" e "Redação Legislativa".

Com informações da CMFor

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ciro Gomes Parlamento aula eleições

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar