Pesquisa XP/Ipespe: Lula é apontado como mais honesto entre pré-candidatos; Bolsonaro como o mais "pulso firme"
Favorito nas pesquisas, o petista aparece como mais honesto, mais preocupado com as pessoas, mais competente, mais inteligente e mais equilibrado
Nova pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 3 questionou os eleitores sobre os seguintes atributos: honestidade, inteligência, preocupação com as pessoas, competência, equilíbrio, pulso firme, ideias novas e modernas e experiência. O ex-presidente Lula (PT) lidera em todos eles, com exceção do item "pulso firme", que tem o presidente Jair Bolsonaro (PL) na primeira colocação.
Ao responderem a indagação sobre “qual desses candidatos tem mais cada característica que vou ler?”, no que tange a honestidade, Lula teve 35%, enquanto Bolsonaro teve 30%. Ciro apareceu com 11% e Simone Tebet com 6%.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em relação a preocupação com as pessoas, a vantagem de Lula foi maior, com 45%; Bolsonaro teve 24%, Ciro 8% e Tebet 4%. O petista também é considerado o mais experiente, com 46%.
A pesquisa foi realizada entre 30 de maio e 1º de junho e foram ouvidas mil pessoas, por meio de entrevistas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa foi protocolada no TSE sob o registro BR-02893/2022. Esse é o primeiro levantamento feito pelo Ipespe sem João Doria (PSDB) que desistiu de concorrer às eleições no mês anterior.
Agregador de Pesquisas O POVO
A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.
O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente