Confira 7 dicas para prevenir a febre maculosa

Contraída por carrapatos-estrela contaminados com a bactéria do gênero Rickettsia, conheça as estratégias sugeridas pelo Ministério da Saúde para evitar a febre maculosa (também conhecida como doenças do carrapato) quando visitar locais com exposição aos insetos

Dica 1

Cubra bem o corpo

Procure por roupas como as usadas pelo fiscal do Ibama na foto. A foto foi tirada na Terra Indígena Pirititi, em Roraima, quando o Ibama apreendeu 7.387 toras extraídas ilegalmente.
Procure por roupas como as usadas pelo fiscal do Ibama na foto. A foto foi tirada na Terra Indígena Pirititi, em Roraima, quando o Ibama apreendeu 7.387 toras extraídas ilegalmente. Crédito: Felipe Werneck/Ibama

Ao caminhar em áreas arborizadas ou com muita grama, use calças, botas e blusas com mangas compridas. Você precisa proteger bem o corpo para evitar que o carrapato fique preso. Então nada de shorts, bermudas e regatas em áreas rurais ou com muita presença de animais silvestres: estar seguro vale mais do que estar na moda.

Dica 2

Calça para dentro da bota

Os carrapatos também podem ficar presos às gramas.
Os carrapatos também podem ficar presos às gramas. Crédito: Prefeitura de Jundiaí

Também é importante colocar a barra da calça para dentro da bota, deixando-a bem presa. Se ela continuar meio frouxa, envolva a barra da calça com fita adesiva. Assim você evita que qualquer carrapato escape por dentro da calça.

Dica 3

Use roupas claras

Carrapato-estrela, principal vetor da Febre Maculosa. Foto: Prefeitura de Jundiaí
Carrapato-estrela, principal vetor da Febre Maculosa. Foto: Prefeitura de Jundiaí Crédito: Prefeitura de Jundiaí

Como o carrapato é escuro, também é uma boa estratégia usar roupas com cores claras para identificar o carrapato e retirá-lo.

Dica 4

Lave as roupas em água fervente

Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa. Foto: Jerry Kirkhart/Wikimedia
Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa. Foto: Jerry Kirkhart/Wikimedia Crédito: Jerry Kirkhart/Wikimedia

Após voltar do seu passeio, tire todas as roupas com cuidado e coloque-as em molho na água fervente para a retirada dos insetos.

Dica 5

Remova o carrapato com uma pinça

Nunca esmague o carrapato.
Nunca esmague o carrapato. Crédito: Ministério da Saúde

Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça. Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Esmagá-lo irá liberar o sangue do inseto, correndo o risco de infeccionar a ferida.

Dica 6

Foi mordido? Lave com álcool, ou sabão e água

FEBRE MACULOSA é 
transmitida por picadas de carrapato
FEBRE MACULOSA é transmitida por picadas de carrapato Crédito: Victor Grabarczyk/Unsplash

Após remover o carrapato inteiro, sem esmagá-lo, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água. Lembre que quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Além disso, o carrapato precisa estar infectado para transmitir a doença. Vá ao médico se começar a sentir qualquer sintoma.

Dica 7

Cuidado com os pets

Conheça oito dicas para evitar a infecção do seu cachorro ou gato por febre maculosa, a doença do carrapato
Conheça oito dicas para evitar a infecção do seu cachorro ou gato por febre maculosa, a doença do carrapato Crédito: Chewy/Unsplash

Sempre verifique se os seus animais de estimação estão com carrapatos após a caminhada. Apesar de não ser comum, alguns pets podem adoecer com a febre maculosa.

Os principais sintomas demonstrados pelos animais de estimação são a mialgia (descrita por Martins como inflamação e dor dos músculos), febre, mal-estar e manchas vermelhas na pele — as os pontos avermelhados podem ser difíceis de ver por ficarem embaixo dos pelos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

febre maculosa prevenir como prevenir febre maculosa proteger febre maculosa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar