PUBLICIDADE
A Fazenda
NOTÍCIA

Humorista Carioca é criticado por fazer blackface em episódio de A Fazenda 12

Ele cantou também uma paródia da música É Tarde Demais, sucesso na época do rompimento do vocalista do Raça Negra com a pião Luiza

11:36 | 16/10/2020
Pintando e com uma peruca , o humorista cantou uma paródia da banda Raça Negra (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Pintando e com uma peruca , o humorista cantou uma paródia da banda Raça Negra (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A noite desta quinta-feira, 15, do reality A Fazenda não foi marcada só pela eliminação. Durante o programa, o humorista Márvio Lúcio, conhecido como Carioca, protagonizou um episódio de blackface, como apontam diversos internautas. No quadro, ele aparece fazendo uma piada com Luiza Ambiel, que se envolveu em confusão por causa de um música da banda Raça Negra. Carioca aparece com o rosto pintado e com uma peruca, tentando se passar pelo vocalista do grupo de samba, Luiz Carlos.

Ele cantou também uma paródia da música É Tarde Demais, sucesso na época do rompimento do vocalista com Luiza. No programa, ela chegou a reclamar de uma suposta alfinetada de outros participantes. O comediante pintou o rosto, colocou peruca de cabelo crespo e incluiu na caracterização um nariz avantajado. Enquanto cantava, era apontado por internautas como blackface. A prática se refere a quando atores brancos usam tinta para pintar os rostos para representarem pessoas negras em espetáculos humorísticos.

Em explicação à rede BBC, o especialista Kehinge Andrews, da Birmingham City University, no Reino Unido, ressalta que a prática de blackface é considerada racista porque, muito além de só pintar o rosto, incita a ridicularização de características negras. Acredita-se que ela tenha se iniciado por volta de 1830 em Nova York, onde eram usada para associar estereótipos negativos a piadas ou exageros.

Menção ao Raça Negra

 

O quadro teve como ponto principal fazer uma piada com Luiza Ambiel, após a peoa chorar no reality quando Lidi Lisboa e Tays Reis cantarem a canção "É tarde demais". A música, segundo Luiza, foi criada após o término de seu relacionamento com o vocalista do grupo Raça Negra e a cantoria foi vista como provocação. "Justo a música que o Carlos ficou falando que ele fez para mim, entendeu? Vai falar que é coincidência? Tanta música para cantar e vai cantar bem alto, e eu estou ali, com os meus palitinhos, resolvendo o negócio da limpeza", falou Luiza, chorando após o momento.

LEIA MAIS: A Fazenda 12: após Luísa perdoar Lidi por cantar Raça Negra, banda nega que canção é sobre modelo

Lidi demonstrou surpresa ao saber da coincidência e tentou se justificar. "O que aconteceu é que a gente adora Raça Negra!", falou. Mas logo Ambiel demonstrou aceitar a cantoria. "Tudo bem... agora que a gente tá de boa, você pode cantar a hora que quiser. Eu dedicava essa música pra ele e ele pra mim", reforçou a peoa.

Segundo informações da assessoria da banda Raça Negra, a canção "É tarde demais" ou qualquer outra música do grupo não foram destinadas à Ambiel.


Confira a reação dos internautas: