Participamos do

Homem é criticado após aparecer "montando" em um tubarão-baleia; Veja vídeo

Ação ocorreu no mar vermelho, Arábia Saudita, e o responsável é um dublê chamado Zaki Al-sabahy
14:54 | Ago. 20, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde o inicio desta semana circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem montando em um tubarão-baleia, conhecido como o maior peixe do mundo, no mar vermelho, Arábia Saudita. Por mais inacreditável que pareçam, as imagens são reais e geraram criticas ao dublê Zaki Al-sabahy que, segundo informações apuradas pelo jornal Extra, seria o "aventureiro" responsável pela ação.

O registro mostra o homem dentro do barco em velocidade, analisando o mar sob risadas do companheiro que gravava a cena. Em seguida, o dublê senta na proa do equipamento e espera o animal se aproximar, pulando em seu dorso quando isso acontece.

| LEIA MAIS |

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Barata gigante" descoberta na Indonésia também pode ser encontrada no Ceará, entenda

Bruno Gagliasso devolve gavião reabilitado à natureza

Adoção de animais aumenta durante pandemia, mas cuidadores alertam para casos de abandono

Nesse momento então, o homem agarra as barbatanas do tubarão e segue como estivesse "cavalgando" sobre ele. Em nenhum momento do registro o animal apresenta um comportamento agressivo, apesar do responsável pela filmagem ter gritado ao dublê algo como: "Ele vai engolir você".

Nas redes sociais, o momento ganhou diversos comentários espantados e contrários a ação. Alguns internautas se divertiram com a coragem de  Zaki Al-sabahy, mas outros consideraram a atitude como "ridícula" e "desrespeitosa" para com o animal, considerando ainda os possíveis riscos que o homem corria.

"Depois é atacado e tem gente ainda que fica com pena do idiota e com medo do animal, que nada fez a não ser seguir o seu instinto", chegou a comentar uma internauta. "Depois do vídeo do cara montando no tubarão-baleia, eu fiquei pensando que se o ser humano se esforçar ele domestica qualquer animal", brincou outro.

Assista o vídeo:

Animal dócil, mas imprevisível

Para esclarecer a polêmica, O POVO procurou Luis Ernesto Arruda, professor do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar-UFC). Segundo especialista, o tubarão-baleia é dócil e não apresenta perigo, uma vez que se alimenta de plânctons, conjunto de organismos suspensos na água

Dessa maneira, o animal não enxergaria o homem como uma "presa", como apontaram alguns internautas. No entanto, Luis destaca que a espécie está ameaçada de extinção e que essa interação não é recomendada, apesar de não oferecer perigo.

O docente ainda pontua que o tubarão pareceu assustado no vídeo e afirma que esse tipo de atitude pode estressa-lo. Nesse contexto, poderia acontecer algo como o animal ter apresentado agitação, jogado o dublê no mar ou ainda ter batido de forma acidental com sua cauda no "aventureiro".  

"Não é uma atitude recomendada, pois causou importunação. Como ele é muito grande, não tem predadores e por isso não se preocupa muito em quem vai atacá-lo. No entanto, o comportamento de um animal desse porte com o ser humano é muito imprevisível", pontua o especialista. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar