Cearenses participam de pesquisa para medir sequelas da Covid-19 na população

Entre os 133 municipios que participam da pesquisa, 6 estão no Ceará; saiba quais

O Ministério da Saúde (MS) iniciou, na segunda-feira, 11, a segunda fase da coleta de dados do "Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil". Dentre os municipios que participam da pesquisa, seis estão no Ceará, sendo eles: Fortaleza, Quixadá, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crateús e Sobral. Informação foi divulgada pelo Governo Federal. 

Balanço é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do MS, e foi encomendado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No geral, serão realizadas visitas domiciliares a 33.250 pessoas que tiveram a doença pandêmica, em 133 municípios brasileiros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pesquisa pretende apurar os dados sobre quantos brasileiros desenvolveram "condições pós-Covid", entendendo o impacto da doença na população. Levantamento de índices deve impulsionar a ampliação de serviços como atendimento neurológico, fisioterapia e assistência em saúde mental.

“O Epicovid 2.0 é uma nova fase do estudo iniciado em 2020. Embora agora não estejamos mais sob uma pandemia grave como tivemos, o vírus continua na sociedade e seus efeitos na vida das pessoas também. Esse agora é o nosso alvo, entender o impacto da doença na vida das pessoas e das famílias brasileiras”, explica o epidemiologista Pedro Hallal, que irá coordenar o estudo.

Balanço deve usar informações de 250 cidadãos de cada um dos municípios que participaram de rodadas anteriores do projeto. Entrevistadores vão visitar as residências para ouvir os moradores sobre questões como vacinação, histórico de infecção pelo coronavírus, sintomas de longa duração, dentre outras.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cearenses participam pesquisa covid19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar