Anvisa aprova autotestes de Covid-19 no Brasil

Ministério da Saúde pediu liberação após aumento de casos

Em decisão unânime, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou os autotestes para Covid-19 no Brasil. O aumento de casos da doença e a consequente falta de exames para o diagnóstico em laboratórios e farmácias levaram o Ministério da Saúde a solicitar a liberação dos autotestes. 

A medida não tem efeito imediato. Empresas interessadas no comércio dos testes deverão submeter pedido à Anvisa, que analisará cada produto. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Acompanhe a reunião ao vivo:

O diretor-presidente, Antonio Barra Torres, esteve ausente devido a tratamento de saúde de pessoa da família. Votaram a favor da liberação os diretores Cristiane Rose Jourdan (relatora do caso), Rômison Rodrigues Mota, Alex Machado e Meiruze Sousa Freitas. O resultado é definido por maioria simples.

Entenda

A liberação de autotestes foi solicitada à Anvisa no dia 13 de janeiro. Na semana passada, a Agência adiou a decisão e solicitou informações sobre como os testes seriam usados por pacientes leigos e como será feita a notificação dos resultados à Rede Nacional de Dados em Saúde do governo federal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

reunião anvisa auteste covid regras pandemia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar