Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Feriado com fila e vacinação contra a Covid para adolescentes em Fortaleza

Adolescentes de 12 anos são faixa etária mais jovem com autorização para imunização no Brasil
10:09 | Set. 07, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 11 horas

Nesta terça-feira, 7, Fortaleza começa a vacinar adolescentes de 12 anos contra a Covid-19. É a faixa etária mais baixa com autorização para receber o imunizante contra a doença no Brasil.

No início desta manhã, uma longa fila se formou no entorno do Centro de Eventos do Ceará. No maior ponto de vacinação contra a Covid-19 na Capital, a fila é longa: vai do portão A até o final do portão C. A vacinação segue até as 17 horas. 

 

Entre os adolescentes vacinados está Pablo Tammar, aos 12 anos. O jovem morador do bairro Montese relata que estava com medo de tomar a vacina, mas também com um sentimento de alívio. A mãe dele, a assistente jurídica Lauriane Cardoso, 34, se mostrava aliviada. “É o começo do fim”, afirma.

Na fila também estavam Erivelton Alves e a professsora Maria Jathahy, que são pais de Artur Jathahy, adolescente de 12 anos com Síndrome de Down. Por conta da pandemia, todo o acompanhamento que o filho fazia com equipe multiprofissional precisou ser interrompido. A vacina se mostra, como Maria diz, "como uma luz para que tudo volte ao normal".

Lucas Araújo, aos 12 anos de idade, foi vestido com uma faixa na cabeça e uma blusa do Naruto, personagem da série de mangá homônima. “Vesti não pra me dá coragem, mas pra me dá força “, conta.

Edna Diógenes, 47, é mãe de Paulo Rogério Diógenes, filho único, e parecia mais ansiosa que o filho. Eles moram no bairro Maraponga e o menino está em aulas híbridas. Na hora da vacina, ele afirma que sentiu medo, mas logo que o imunizante foi aplicado, percebeu que era “só uma picadinha".

Vacinação em Fortaleza

Para esta terça-feira, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou listas com mais de nove mil adolescentes — principalmente nascidos em 2008 — agendados para a primeira dose (D1) e também para quem precisa receber a segunda dose (D2). Aqueles nascidos em 2009, ou seja, com 12 anos também começam a receber a D1 na Capital. 

A vacinação do público abaixo dos 18 anos começou no dia 28 de agosto. 

 Com informações da repórter Angélica Feitosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza inicia semana de treinos de olho no Atlético-MG; veja desfalques

No Pici
11:27 | Set. 07, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após a folga na última segunda-feira, 6, o Fortaleza inicia a semana de treinos na tarde desta terça-feira, 7, no Centro de Excelência Alcides Santos. Com foco no Atlético-MG, adversário do próximo domingo, 12, o Tricolor contará com dois retornos e não terá baixas por questão disciplinar - apenas uma dúvida por razão clínica.

Depois da derrota por 4 a 2 para o Bahia, no último sábado, 4, a delegação retornou de Salvador no domingo, 5, e foi liberada. A reapresentação ocorre às 16 horas desta terça para começar os preparativos para o confronto diante do líder do Campeonato Brasileiro.

Ausente dos últimos compromissos, o zagueiro Marcelo Benevenuto voltará aos treinos na próxima quarta-feira, 8, após se recuperar da Covid-19 e estará à disposição contra o Galo. O volante Felipe, que cumpriu suspensão automática diante do Esquadrão, também retorna à equipe.

Com alto número de jogadores pendurados, o Leão não terá desfalque por suspensão. A única dúvida é acerca do lateral-direito Daniel Guedes, que sofreu edema na região adutora da coxa esquerda e ficou fora na última partida.

Na terceira posição da Série A, com 33 pontos, o Fortaleza recebe o Atlético-MG no domingo, 12, às 16 horas, na Arena Castelão, pela 20ª rodada. O time mineiro ocupa a primeira colocação da competição, com 39 pontos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sarto pede sensatez em manifestações de 7 de setembro

PREFEITO DE FORTALEZA
10:51 | Set. 07, 2021
Autor Gabriel Borges
Foto do autor
Gabriel Borges Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na manhã desta terça-feira, 7 de setembro, dia em que se celebra a Independência do Brasil, manifestantes estão nas ruas em todo País em atos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em Fortaleza, durante a manhã, apoiadores do presidente se reúnem nos arredores da Arena Castelão para realizarem uma carreata e seguir para a Praça Portugal, onde outro grupo se concentra.

Pelas redes sociais, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), pede que as manifestações não sejam confundidas nem deturpadas por "atos antidemocráticos contra as instituições". Sarto defende, ainda, o direito à liberdade de expressão e o livre direito de manifestação popular.

"O direito à liberdade de expressão e de manifestação é fundamental, mas não deve ser confundido nem deturpado por atos antidemocráticos contra as instituições. Sejamos sensatos, pois quem ama a pátria não atenta contra ela", diz a publicação do prefeito.

LEIA TAMBÉM| Em mensagem sobre Dia da Independência, Camilo prega fortalecimento das instituições

Além de manifestarem apoio ao governo, os manifestantes fazem críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), sendo o ministro Alexandre de Moraes o principal alvo dos bolsonaristas.

O ato realizado na Praça Portugal conta com a organização de uma motociata, além de um trio elétrico. É esperado que lideranças políticas, que fazem parte da base de apoio do presidente, se manifestem durante o ato na capital cearense.

LEIA TAMBÉM| Manifestação de 7 de setembro pró-Bolsonaro ao vivo: tempo real de hoje, 7

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rio tem maior média móvel de mortes por covid-19 desde junho

Saúde
10:47 | Set. 07, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O estado do Rio de Janeiro chegou ontem (6) à maior média móvel de mortes por covid-19 desde o dia 26 de junho, segundo o painel de dados Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estado teve 142 mortes por dia nos últimos sete dias, patamar que representa um aumento de 33% em relação a 14 dias atrás.

Na capital fluminense, o número de casos também subiu cerca de 30% em relação há 14 dias. A cidade do Rio de Janeiro registrou ontem uma média móvel de cerca de 68 mortes por dia nos últimos sete dias. 

Pesquisadores da fundação tem alertado que o estado caminha em direção contrária ao país, que apresenta queda nos óbitos e está na menor média móvel de vítimas desde o ano passado. A capital fluminense é considerada epicentro da variante Delta, que já se tornou dominante em relação às outras cepas do SARS-CoV-2. 

O Observatório Covid-19 da Fiocruz destacou em seu último boletim que considera que o estado do Rio de Janeiro é o que mais preocupa em relação à taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para covid-19, com a região metropolitana da capital apresentando percentuais críticos de ocupação: Rio de Janeiro (96%) - Belford Roxo (100%), Duque de Caxias (94%), Guapimirim (90%), Nova Iguaçu (85%), Queimados (78%) e São João do Meriti (83%).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ídolo do Botafogo, Jairzinho recebe alta após se recuperar da Covid-19

Recuperado
10:33 | Set. 07, 2021
Autor Gazeta Esportiva
Foto do autor
Gazeta Esportiva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1970, Jairzinho está recuperado da Covid-19. Nesta segunda-feira, o ídolo do Botafogo recebeu alta do hospital e irá concluir o seu tratamento em casa. Ele estava internado desde o dia 28 de agosto.

O anúncio foi feito pelo filho do craque, o técnico Jair Ventura. Nas redes sociais, o treinador celebrou a vitória do seu pai e agradeceu o carinho de todos.

"Meu pai chegou em casa agora. Graças a Deus ele venceu essa doença terrível. Agora é continuar o tratamento em casa. Queria agradecer a todos que mandaram mensagem, ligaram e enviaram energias positivas, graças a elas as coisas deram certo", disse.

Quem também comemorou a notícia foi o Botafogo, clube onde o ex-jogador de 76 anos brilhou. "Jairzinho venceu a covid-19. Desejamos uma ótima recuperação ao nosso ídolo!", escreveu o Alvinegro.

O Furacão, como é conhecido, já é vacinado contra a covid-19 e deu entrada no hospital com quadro estável.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Em mensagem sobre Dia da Independência, Camilo prega fortalecimento das instituições

Declaração
08:46 | Set. 07, 2021
Autor Vítor Magalhães
Foto do autor
Vítor Magalhães Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), publicou mensagem na manhã desta terça-feira, 7, feriado da Independência, em que deseja que a data comemorativa reforce ideais de respeito, tolerância e justiça social, e que as instituições brasileiras sejam fortalecidas para garantir o desenvolvimento do País.

"Que neste 7 de setembro nosso Brasil tenha reforçados os ideais do respeito, da tolerância e da justiça social. E que nossa democracia e as instituições brasileiras sejam cada vez mais fortalecidas, para que tenhamos um país mais desenvolvido, mais humano e de paz".

Atos a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e com contornos antidemocráticos já iniciaram na noite da última segunda-feira, 6, quando apoiadores do presidente furaram bloqueio montado pela Polícia Militar do Distrito Federal e ingressaram na Esplanada dos Ministérios, região que estava fechada para carros desde a noite de domingo, mas foi liberada após pressão dos manifestantes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags