Feriado com fila e vacinação contra a Covid para adolescentes em Fortaleza

Adolescentes de 12 anos são faixa etária mais jovem com autorização para imunização no Brasil

Atualizada às 11 horas

Nesta terça-feira, 7, Fortaleza começa a vacinar adolescentes de 12 anos contra a Covid-19. É a faixa etária mais baixa com autorização para receber o imunizante contra a doença no Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No início desta manhã, uma longa fila se formou no entorno do Centro de Eventos do Ceará. No maior ponto de vacinação contra a Covid-19 na Capital, a fila é longa: vai do portão A até o final do portão C. A vacinação segue até as 17 horas. 

 

Entre os adolescentes vacinados está Pablo Tammar, aos 12 anos. O jovem morador do bairro Montese relata que estava com medo de tomar a vacina, mas também com um sentimento de alívio. A mãe dele, a assistente jurídica Lauriane Cardoso, 34, se mostrava aliviada. “É o começo do fim”, afirma.

Na fila também estavam Erivelton Alves e a professsora Maria Jathahy, que são pais de Artur Jathahy, adolescente de 12 anos com Síndrome de Down. Por conta da pandemia, todo o acompanhamento que o filho fazia com equipe multiprofissional precisou ser interrompido. A vacina se mostra, como Maria diz, "como uma luz para que tudo volte ao normal".

Lucas Araújo, aos 12 anos de idade, foi vestido com uma faixa na cabeça e uma blusa do Naruto, personagem da série de mangá homônima. “Vesti não pra me dá coragem, mas pra me dá força “, conta.

Edna Diógenes, 47, é mãe de Paulo Rogério Diógenes, filho único, e parecia mais ansiosa que o filho. Eles moram no bairro Maraponga e o menino está em aulas híbridas. Na hora da vacina, ele afirma que sentiu medo, mas logo que o imunizante foi aplicado, percebeu que era “só uma picadinha".

Vacinação em Fortaleza

Para esta terça-feira, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou listas com mais de nove mil adolescentes — principalmente nascidos em 2008 — agendados para a primeira dose (D1) e também para quem precisa receber a segunda dose (D2). Aqueles nascidos em 2009, ou seja, com 12 anos também começam a receber a D1 na Capital. 

A vacinação do público abaixo dos 18 anos começou no dia 28 de agosto. 

 Com informações da repórter Angélica Feitosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação adolescentes 12 anos covid fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar