Com Covid, mãe passa por parto sedada e conhece filha 40 dias depois

Milena foi internada aos seis meses da gestação e sua filha, Helena, nasceu na 27ª semana. Mãe só conheceu a filha um mês depois do seu nascimento. Caso aconteceu no interior de São Paulo

Milena de Brito Vilela estava grávida de seis meses quando descobriu estar infectada pela Covid-19. Os sintomas apareceram após o marido, enfermeiro e na linha de frente, receber o resultado positivo para a doença. Com o agravamento do estado de saúde, Milena foi internada em um hospital de Andradina, no interior de São Paulo, foi intubada e transferida para Catanduva. Após 40 dias internada, descobriu que havia se tornado mãe da pequena Helena Flora de Brito Vilela.

O nascimento aconteceu na 27ª semana de gestação, em um parto de urgência. A família chegou a ser informada sobre os possíveis riscos que mãe e filha poderiam sofrer. Milena passou 40 dia internada na UTI do Hospital Unimed São Domingos (HUSD) - sendo 31 deles na Unidade Respiratória da Covid-19. A dona de casa relembra que não acreditou quando os familiares contaram que Helena nasceu. "Não lembro de nada. Acordei e achei que não tivesse mais a minha filha".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A bebê nasceu no dia 2 de julho, com apenas 900 gramas. No dia 3 de agosto, Milena teve a oportunidade de pegar a filha no colo pela primeira vez. Um mês após seu nascimento, Helena está com 1,210 kg e conta com o auxílio de um aparelho para respirar. Sua saúde vem evoluindo de maneira satisfatória tal qual a da mãe: Milena ainda se locomove com com a ajuda da cadeira de rodas e, com a ajuda da mãe Dircélia, que é terapeuta energética, acompanha e auxilia a filha na fisioterapia.

Os exercícios de firmeza foram essenciais para que Milena segurasse Helena pela primeira vez, com o auxílio da equipe da UTI Neonatal. "O coração bateu forte. Não vejo a hora de conseguir fazer as coisas sozinha", relata ansiosa. "Eu quero fazer tudo por ela, tudo e muito mais". A mamãe respira sem ajuda de oxigênio e está fazendo fisioterapia para voltar os movimentos das pernas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavirus covid-19 coronavirus internação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar