Quase 70% dos indianos teriam anticorpos contra Covid, diz estudo

Os testes sorológicos realizados em cerca de 29.000 pessoas em junho e julho revelaram que 67,6% dos examinados tinham anticorpos

Até dois terços da população da Índia pode ter contraído coronavírus - indica um estudo do governo divulgado na terça-feira (20).

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os testes sorológicos realizados em cerca de 29.000 pessoas em junho e julho revelaram que 67,6% dos examinados tinham anticorpos.

 

Os resultados do estudo promovido pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR, na sigla em inglês) mostram o impacto da onda devastadora da covid-19 em abril e maio no país. Neste intervalo, a Índia informou uma média de 400.000 casos e 4.000 mortes diários.

 

Em dezembro e janeiro, menos de 25% das pessoas que fizeram testes sorológicos tiveram resultado positivo.

 

O diretor do ICMR, Balram Bhargava, afirmou que o estudo é "um raio de esperança" para este país de 1,3 bilhão de habitantes.

 

"Mas não há espaço para autocomplacência. Devemos manter nosso comportamento contra a Covid", frisou Bhargava, em declarações ontem, em Nova Délhi.

 

As centenas de milhões de indianos sem anticorpos são mais suscetíveis a sofrer uma infecção grave, em caso de contágio.

 

Ainda de acordo com o estudo, apenas 13% dos adultos estão totalmente vacinados.

 

Oficialmente, o balanço de mortos por coronavírus na Índia é de 418.480, o país com mais óbitos no mundo, atrás de Estados Unidos (609.000) e Brasil (544.000).

 

O número real de mortes causadas pela Covid-19 na Índia pode, no entanto, ser até dez vezes maior, anunciou um grupo de pesquisa americano na terça-feira.

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pandemia vírus epidemia saúde India

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar