Covid-19: com ocupação de UTIs a 50,26%, Ceará atinge menor taxa do ano

A porcentagem é calculada em cima dos 770 leitos do tipo atualmente disponíveis no Estado. Quatro unidades hospitalares apresentam 100% de ocupação de seus leitos para adultos, seja UTI ou enfermaria

A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Ceará é de 50,26% nesta segunda-feira, 19, menor número registrado neste ano até o momento. Os dados são do IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), atualizados às 17h04min. A porcentagem é calculada em cima dos 770 leitos do tipo atualmente disponíveis no Estado.

Os leitos de tratamento da Covid-19 são classificados por categorias de pacientes. Aqueles dedicados ao tratamento intensivo de adultos registram ocupação de 52,07%. As UTIs neonatal têm 5% de ocupação, enquanto 47,73% das infantis atendem pacientes. Não há ocupação em leitos intensivos para gestantes, nos dados de hoje.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já em relação aos leitos de enfermaria, destinados a pacientes com casos leves e moderados, a ocupação total atualmente é de 28,89%, terceiro menor registro de 2021. Nas enfermarias para atendimento adulto, 24,24% dos leitos tratam pessoas com Covid-19. Estão ocupados 2,5% dos leitos para gestantes, 60,49% dos leitos infantis e 0% dos leitos neonatais.

59,67% das unidades intensivas administradas pelo poder público estão ocupadas, enquanto o número nas enfermarias é de 29,64%. Dos leitos geridos por entidades empresariais e ocupados por pacientes com Covid-19, 27,15% são UTIs e 16,03% são enfermarias. Já daqueles geridos por entidades sem fins lucrativos, 54,05% são UTIs e 33,33% são enfermarias.

O município de Canindé tem maior ocupação de leitos dedicados à Covid no Estado: 86,36%. Em segundo lugar, fica Juazeiro do Norte (61,36%), seguido de Tianguá (57,78%). 12 municípios têm ocupação de 0%. São eles: Camocim, Caridade, Caririaçu, Choró, Hidrolândia, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaribe, Palmácia, Pindoretama, Porteiras e Redenção.

Em relação às unidades hospitalares do Estado, quatro apresentam 100% de ocupação de seus leitos para adultos, seja UTI ou enfermaria, para tratamento da doença: Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza; Hospital e Maternidade Regional São Francisco, em Canindé; Hospital Ana Lima, em Maracanaú; e Hospital Regional do Cariri (HRC).

Até 13h07min desta segunda-feira, 27 pessoas estavam na fila de espera por leitos específicos para o tratamento da Covid-19 no Estado. Dessas, 23 aguardavam transferência para um leito de enfermaria, enquanto as outras quatro estavam no aguardo por transferência para UTI. Em Fortaleza, nove pessoas aguardavam transferência para leitos de enfermaria e uma para UTI.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TAXA OCUPAÇÃO LEITOS COVID-19 OCUPAÇÃO LEITOS UTI CEARÁ OCUPAÇÃO LEITOS ENFERMARIA CEARÁ OCUPAÇÃO LEITOS HOSPITAIS CEARÁ OCUPAÇÃO LEITOS CIDADES CEARÁ NÚMEROS DA PANDEMIA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar