Israel recua na aplicação de terceira dose anticovid para portadores de câncer

Ministério informou que quase 90% dos pacientes que receberam quimioterapia desenvolveram anticorpos depois de (duas doses) da vacinação

Israel retirou, neste domingo, 18, os pacientes com câncer da lista prioritária para uma terceira dose da vacina anticovid, revogando uma decisão que aplicou há uma semana.

Na segunda-feira passada, Israel começou a administrar uma terceira dose da Pfizer em pacientes com sistemas imunológicos comprometidos, incluindo pessoas que foram submetidas a transplantes de coração, pulmão e rins e alguns pacientes com câncer.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No entanto, neste domingo o ministério da Saúde disse que depois de revisar os dados de centenas de pacientes das salas de oncologia, "a recomendação nesta etapa é não vacinar" os pacientes com câncer.

"Quase 90% dos pacientes que receberam quimioterapia desenvolveram anticorpos depois de (duas doses) da vacinação e o nível de anticorpos se manteve alto vários meses depois da vacina", informou o ministério.

Pfizer e BioNTech informaram que pediriam autorização às autoridades americanas e europeias para aplicar uma terceira dose de sua vacina, mas os reguladores europeus dizem que é cedo demais para saber se é necessária.

A Organização Mundial da Saúde expressou sua preocupação de que uma vacina de reforço deste tipo possa ser produzida às custas de países cujos cidadãos ainda não receberam suas duas primeiras doses.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vírus vacinas saúde Israel

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar