Taxa de positividade da Covid-19 está abaixo de 50% em todas as regiões do Ceará

As informações foram destacadas pelo secretario da Saúde do Ceará nesta sexta-feira, 9, o qual informou que, de cada dez exames realizados para o novo coronavírus, dois têm resultados positivos

A taxa de positividade de exames realizados para detecção da Covid-19 no Ceará está abaixo de 50% em todas as regiões do Estado. Os indicadores foram observados na semana epidemiológica 27, que corresponde aos dias 4 a 9 de julho. Os dados destacados pelo secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, na tarde desta sexta-feira, 9, durante live para o anúncio do novo decreto estadual no Ceará, constam na plataforma IntegraSuS e foram consolidados às 14h30min de hoje.

Dentre as regiões observadas, Fortaleza apresenta a menor taxa de positividade, com 12,38%. Em seguida, Sertão Central aparece com 22,22%, Litoral Leste/Jaguaribe com 26,68% e Sobral, com 38,95%. Por fim, a região do Cariri apresenta taxa de 48,20% dos exames com resultados positivos. Em comparação ao mês passado, no dia 11, a região chegou a ter registrado 50% da taxa do indicador. Ao todo, foram realizados 5.783 exames para Covid na semana 27, sendo 1.230 com resultados positivos e 4.553 negativos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Ceará tem 13,26 % da população vacinada contra Covid-19

De acordo com o titular da pasta da saúde, os dados mostram que de cada dez exames realizados para o novo coronavírus por meio do Swab nasal, forma de coleta para teste detecção da doença, dois têm resultados positivos. Em entrevista ao O POVO no dia 11 de junho, a médica epidemiologista Lígia Kerr, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que taxa de positividade se refere ao percentual de confirmação em relação ao total de testes realizados, e que uma região é considerada com cenário positivo quando a taxa fica abaixo de 5%.

LEIA TAMBÉM | Ceará se aproxima de 900 mil casos de Covid-19

Covid-19: números do Ceará

899.792 casos confirmados
22.969 óbitos
2,6% de taxa de letalidade
2.422.808 exames
632.422 pessoas recuperadas
2 óbitos foram confirmado nas últimas 24 horas

Taxa de letalidade

Há uma diferença entre taxa de mortalidade e de letalidade de uma doença. A taxa de mortalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à população total de um lugar — seja uma cidade, estado, país, ou até mesmo o mundo inteiro. Já a taxa de letalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à quantidade de infectados por ela.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TAXA POSITIVIDADE COVID-19 CEARÁ TAXA POSITIVIDADE EXAME COVID-19 EXAMES POSITIVOS COVID-19 INDICADORES COVID-19 CEARÁ TAXA COVID-19 CEARÁ TAXA POSITIVIDADE CARIRI CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar