Governo atrasa pagamento do auxílio financeiro a trabalhadores de bares e restaurantes

Beneficiários ouvidos pelo O POVO disseram ainda não ter recebido o dinheiro; Governo nega atraso e diz que pagamentos foram liberados em 29 de junho

Trabalhadores do setor de bares e restaurantes que foram aprovados para receber o auxílio financeiro do Governo do Ceará relatam atrasos no pagamento do benefício. Ao O POVO, eles dizem que deveriam ter recebido o dinheiro ainda no mês passado, mas até agora não tiveram sequer previsão de quando o recurso será liberado. Negando que haja atraso, a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), responsável por processar os cadastros dos inscritos, afirma que os valores começaram a ser disponibilizados no dia 29 de junho, conforme o cronograma previsto.

A Setur, no entanto, chegou a anunciar que autorizaria os pagamentos no dia 15 do mesmo mês, mas não conseguiu cumprir o prazo alegando incompatibilidades em informações bancárias verificadas em alguns dos cadastros aprovados. Segundo a secretaria, foram detectados registros incorretos, incompletos ou desatualizados. Os beneficiários poderiam enviar as informações e documentos pendentes até o dia 23.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para quem não teve problemas nas informações, os pagamentos já foram efetuados, segundo a Setur. Informação que é contestada pelo garçom Geovane Duarte, 28, de Fortaleza. “Meus dados estão corretos desde o início e até agora não recebi”, reclama. Desempregado há mais de um ano e com dívidas domésticas acumuladas, ele diz que liga insistentemente para a Setur com o objetivo de saber quando o dinheiro será liberado, mas a pergunta segue sem resposta.

“Ligo todos os dias e eles sempre inventam uma desculpa diferente, dizem que o problema é com o banco, não definem data e nem previsão”. O trabalhador ainda diz que faz parte de um grupo de Whatsapp com mais de 200 beneficiários, e que igualmente a ele, nenhum dos participantes recebeu o benefício.

Essa também é a realidade da garçonete Ana Valéria Santos, 27, que considera o entrave no pagamento “um ato de insensibilidade com quem mais precisa”. Aguardando o dinheiro desde junho, ela diz que começou a perder as esperanças de que o problema será solucionado. “É uma coisa que todos estão esperando. Muita gente desempregada, com dívidas e sem rumo. Eu mesmo não consigo trabalho há mais de um ano. Seria mais do que necessário que isso fosse resolvido logo, mas tô começando a desacreditar que resolvam”, desabafa a trabalhadora.

O POVO perguntou à Setur nesta quinta-feira, 8, se já há previsão de quando o benefício será liberado para esses trabalhadores. Sem estipular data, a pasta informou que aguarda a resolução de questões burocráticas junto à agência bancária responsável por efetuar os pagamentos. No total, 2.800 trabalhadores tiveram seus cadastros aprovados e terão direito a receber R$ 1 mil de auxílio em parcela única. A Secretaria não soube informar o número de beneficiários que já teriam recebido o recurso e total dos que ainda aguardam a liberação do pagamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

AUXÍLIO FINANCEIRO BARES E RESTAURANTES CEARÁ PANDEMIA COVID-19 ATRASO PAGAMENTOS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar