Imagens de morcegos no que seria laboratório de Wuhan esquentam discussão sobre origem do coronavírus

Cientistas chineses negam que haja criação de animais vivos no local, que é alvo de investigação

Um vídeo supostamente da inauguração do Instituto de Virologia de Wuhan, laboratório de segurança biológica máxima na China, esquenta o debate sobre a origem do Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19. A Sky News Australia, canal australiano, divulgou imagens que mostram morcegos vivos no que seria o interior do laboratório. Cientistas chineses negam que haja criação de animais vivos no local, que é alvo de investigação.

Conforme mostrou o Fantástico, da TV Globo, nesse domingo, 20, o centro de pesquisa foi inaugurado em 2017 em colaboração com a França depois da epidemia de Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), em 2002. Com a preocupação da possibilidade de aparecimento de novos vírus, os chineses construíram laboratórios de alta segurança em que pudessem se preparar para epidemias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em entrevista ao Fantástico, o grupo virtual "Drastic", formado por pessoas que investigam as origens do vírus da Covid-19, reconhece ser impossível provar a teoria, mas acredita que o vídeo se trata de um indício muito forte de que, de fato, havia morcegos vivos no laboratório.

Investigação

 

Os Estados Unidos estão entre os países que pediram à China para ser mais transparente com seus dados e permitir maior acesso, em meio a novos questionamentos sobre a hipótese de a pandemia ter começado com um acidente em um laboratório, escapando involuntariamente.

A principal hipótese continua sendo a de que o vírus Sars-CoV-2 surgiu em animais selvagens, como os morcegos, e foi transmitido aos humanos por um hospedeiro intermediário.

No começo de junho, os EUA já tinham pedido uma nova investigação à Organização Mundial da Saúde (OMS), em um comunicado assinado por outros 14 países. Uma nova investigação corre o risco de alimentar tensões das potências ocidentais com a China, que rejeitou insinuações de um vazamento em laboratório.

O relatório de uma equipe de especialistas da OMS que visitou a China no início deste ano disse que a origem mais provável era a natural, mas que também eram necessários mais estudos. 

com informações da Agência Estado e do Poder360

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

origem virus china china laboratorio wuhan coronavirus wuhan china

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar