Em clima de São João, equipe médica recepciona paciente curado da Covid-19

Vídeo que mostra equipe do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) repercutiu nas redes sociais

Profissionais do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), no Centro de Fortaleza, comemoraram a saída de um paciente curado da Covid-19 em clima de São João. Luis Fernando Baum recebeu alta após sete dias internado na unidade, no último dia 13. O vídeo abaixo mostra a equipe comemorando o retorno de Fernando à sua casa:

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Secretaria da Saúde do Ceará (@saudeceara)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A técnica de enfermagem Natália dos Santos Moraes é a profissional que aparece iniciando o "corredor", nome dado a esse tipo de comemoração das saídas dos pacientes. Há três meses, Natália atua com a equipe médica do vídeo e falou sobre a ideia ao O POVO.

Ela relembra que Fernando chegou em estado grave à unidade de saúde, mas apresentou melhoras no decorrer dos dias e sempre foi atencioso durante o atendimento. "Tudo que a gente sugeria, ele concordava. Assim, ele saiu da máscara reservatória para outro leito e teve alta no dia 13 de junho", comemora.

Na data, houve a ideia de celebrar a saída do paciente. "Nós precisávamos fazer aquele 'corredor' para ele ser bem recebido", conta. "A gente fica nervoso quando faz 'corredor', nunca tinha feito isso na minha vida. As enfermeiras viram vídeos fazendo algo no clima do São João, e eu tive a ideia de fazer também. Eu costumo botar todo mundo para cima", comenta.

O vídeo já conta com mais de 27 mil reproduções no Instagram da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). "Todo mundo ficou emocionado. Eles agradecem bastante depois que saem. Nos mandam cartas, inclusive", conta.

Natália trabalha no hospital há seis anos, mas só começou a atuar no enfrentamento a Covid-19 no início de 2021. "Eu tive muito medo de entrar no ano passado. Fiquei em outro setor devido à minha mãe: ela teve Covid, com falta de ar, e chegamos a ir ao hospital", recorda, citando que também teve a doença, mas sem sintomas.

Conforme o aumento de casos no Ceará, Natália precisou entrar no combate. "Foi muito difícil. Eu vi coisas que não gostaria de ter visto", lamenta. "A Covid mexeu tanto comigo que eu chegava em casa e só conseguia chorar. Eu emagreci e fiquei bastante ansiosa".

A força, entretanto, veio dos pacientes. Após uma luta 'consigo mesma', como cita, Natália avalia uma melhora nos índices da unidade. "Cada saída é uma vitória. Ficamos feliz por cada paciente que lutou, já fechamos uma ala de tratamento da Covid e agora estamos apenas com duas. Está sendo aos poucos, mas seguimos lutando e acreditando", reforça.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação paciente internado com covid sesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar